Bolsonaro não consegue evitar a cadeia com um pedido antecipado de salvo-conduto negado pelo STF

Bolsonaro não consegue evitar a cadeia com um pedido antecipado de salvo-conduto negado pelo STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou por unanimidade um pedido de salvo-conduto que visava evitar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

O pedido foi feito por um advogado que não fazia parte da equipe de defesa de Bolsonaro. Além do salvo-conduto, o advogado também queria o fim das investigações sobre a tentativa de golpe.

O julgamento começou na última sexta-feira (10) no plenário virtual do STF e terminou nesta sexta-feira (17), com a rejeição do pedido por unanimidade.

O relator do caso, ministro Nunes Marques, já havia negado o pedido anteriormente em decisão monocrática, avaliando que não havia “ilegalidade evidente” na investigação contra Bolsonaro que justificasse um habeas corpus.

Bolsonaro é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de uma organização criminosa que teria conspirado para mantê-lo na Presidência.

O ministro Alexandre de Moraes não votou, pois se declarou impedido, já que a ação envolvia decisões tomadas por ele no inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *