O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu às 15h desta quinta-feira, 16, o protocolo para receber os pedidos de crédito no âmbito do Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais, informou o banco em nota.
O programa visa à renegociação de dívidas de produtores e cooperativas agropecuárias afetados por eventos climáticos adversos no âmbito da Medida Provisória 1.314/2025. Apesar de a medida ter sido editada pelo governo em 5 de setembro, a efetivação das renegociações começará somente 41 dias depois em virtude da demora na implementação da medida.
A linha de crédito terá R$ 12 bilhões com recursos subsidiados do Tesouro, juros de 6% a 10% ao ano com prazo de pagamento de até nove anos, conforme o porte dos produtores. As operações poderão ser contratadas pelos produtores nas instituições financeiras credenciadas ao BNDES.
Produtores rurais, associações, condomínios rurais e cooperativas agrícolas localizados em municípios que, entre 2020 e 2024, tiveram a declaração de estado de calamidade pública ou de situação de emergência reconhecidas pelo governo federal, em decorrência de eventos climáticos adversos, e comprovarem perdas de pelo menos 30% na produção poderão acessar o crédito subsidiado.
“Assim como ocorreu no Rio Grande do Sul, com empresas afetadas pelos extremos climáticos, o banco oferece aos produtores rurais alívio econômico, para garantir a continuidade da atividade produtiva no campo, especialmente para agricultores familiares e médios produtores, que têm papel central na segurança alimentar e no desenvolvimento regional”, afirmou a diretora de crédito digital para MPMEs e gestão do Fundo do Rio Doce, Maria Fernanda Coelho na nota.
Ao menos 40% dos recursos estão reservados para produtores beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio aos Médio Produtores (Pronamp), segmentos mais vulneráveis aos efeitos das perdas de safra.
Por: Isadora Duarte- – Publicado: 17 Out 2025 – 08:07
Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online