O atleta Túlio Filho, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro e o título de Campeão Europeu de Jiu-Jitsu, em competição realizada, nesta quarta-feira (21.1), em Lisboa, Portugal, pela Confederação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF). Desde os 8 anos de idade, Túlio integra o projeto social do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso.
Essa foi a segunda vez do atleta representando o Estado na Europa, em 2025 Túlio ficou em segundo lugar na categoria “adulto meio pesado”. O jovem relatou o quanto a prática esportiva foi um divisor de águas na sua vida.
“O jiu-jitsu transformou a minha vida completamente. O esporte me ensinou a ter disciplina e seguir um caminho certo na minha própria vida. O jiu-jitsu Rotam foi um grande divisor de águas, pois eu consegui realizar meus sonhos. Foi a minha segunda vez vindo a Europa e consegui conquistar o título de campeão europeu que eu sempre almejava. Só tenho agradecer aos instrutores, meus pais e amigos pelo apoio e incentivo”, declarou Túlio Filho.
O comandante do Batalhão de Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, enfatizou que a vitória representa não apenas o talento individual do atleta, mas também o resultado de um trabalho contínuo de formação esportiva, disciplina e cidadania promovido pelo projeto social da unidade.
“A iniciativa tem transformado a vida de dezenas de jovens por meio do esporte, incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe. Cada medalha conquistada é reflexo do compromisso da Rotam com o desenvolvimento humano e social. Ver um atleta formado dentro da nossa unidade alcançar o topo da Europa é motivo de orgulho para toda a corporação”, declarou tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro.
Destaque internacional
Em 2024, o atleta Felipe Leonardo, integrante do projeto social de jiu-jitsu da Rotam, trouxe para o Estado dois importantes e grandes títulos internacionais conquistados em Roma, na Itália. Felipe garantiu medalhas de ouro no Open Roma e no Campeonato Europeu, da IBJJF.
Para o terceiro-sargento PM Victor Carvalho Paz, um dos coordenadores e professores do projeto, o resultado reforça a importância do esporte como instrumento de transformação social.
“Cada medalha representa mais do que um resultado no tatame, é a conquista de jovens que acreditaram em um caminho de disciplina, respeito e superação. O projeto nasceu com o propósito de formar cidadãos, e ver esses atletas levando o nome da Rotam e de Mato Grosso a um campeonato internacional é motivo de muito orgulho para todos nós”, finalizou.
Redação JA com Assessoria de imprensa PMMT/ Foto: divulgação
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online