O governador Mauro Mendes anunciou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado foram determinantes para atrair a instalação de uma Usina de Etanol de milho no município de Porto Alegre do Norte, localizado no Vale do Araguaia, em Mato Grosso. O governador se reuniu com representantes da empresa gaúcha 3tentos, responsável pela implantação da indústria. A construção já está em andamento e as operações devem começar em 2026.
De acordo com Mauro Mendes, o Estado criou um modelo de desenvolvimento baseado em um ecossistema produtivo democrático, que proporcionou segurança jurídica e melhorias na infraestrutura e logística. Esses fatores geraram confiança para que empreendedores e investidores industriais aportassem recursos em Mato Grosso.
Em 2023, Mato Grosso liderou o ranking nacional de produção de etanol de milho, com 4,4 bilhões de litros, representando 73% da produção total do país. A expectativa é que a próxima safra supere essa quantidade. Além disso, o estado continua entre os líderes no crescimento industrial.
A 3tentos, que já atua no processamento de soja em Vera, investiu R$ 1,04 bilhão na construção da usina em Porto Alegre do Norte. A usina terá capacidade diária de produção de 935 mil litros de etanol, 587 toneladas de farelo de milho (DDGS) e 37 toneladas de óleo de milho.
Mauro Mendes ressaltou que Mato Grosso está se tornando um importante protagonista mundial na agroindústria. Ele afirmou que o estado tem uma das maiores capacidades do planeta para expandir a produção de alimentos e biocombustíveis de forma sustentável.
Luiz Osório Dumoncel, presidente da 3tentos, destacou que a expansão da região do Araguaia na produção de grãos foi um dos motivos para a escolha da nova usina. Ele mencionou o potencial produtivo, o perfil profissionalizado dos pecuaristas, a logística favorável de escoamento pela BR 158 e o apoio do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta como motivadores para o investimento na região.
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Lago, afirmou que a chegada da usina beneficiará não apenas o município, mas toda a região do Vale do Araguaia, que antes era conhecida como “Vale dos Esquecidos”. Ele destacou a parceria do governo estadual, que trouxe investimentos e desenvolvimento para a região.
Estima-se que cerca de 3 mil pessoas sejam empregadas durante a construção da usina, e após a conclusão, o complexo industrial deve gerar de 250 a 300 empregos permanentes.
Além do governador Mauro Mendes e representantes da empresa 3tentos, estiveram presentes na reunião o vice-governador Otaviano Pivetta, o senador Jayme Campos, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e César Miranda (Sedec), os deputados estaduais Dr. Eugênio e Dilmar Dal Bosco, o prefeito de Primavera do Leste e presidente da AMM, Léo Bortolin, a vice-prefeita de Porto Alegre do Norte, Terezinha Leão, e uma comitiva da empresa 3tentos.
Redação JA / Foto: Michel Alvim / Secom – MT