A diversidade e inclusão têm ganhado destaque no ambiente corporativo moderno, especialmente devido às exigências de práticas ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) por investidores. Essas práticas promovem um ambiente de trabalho mais justo e trazem benefícios como maior inovação, melhora na tomada de decisões e vantagem competitiva, além de apoiar na promoção de uma sociedade mais justa.
Para começar, vamos entender o que significa diversidade de inclusão.
Diversidade refere-se à variedade de características que os indivíduos trazem para uma organização. Estas características podem incluir gênero, raça, etnia, idade, orientação sexual, crenças religiosas, habilidades físicas e mentais e experiências de vida.
Já a inclusão, por outro lado, é a prática de criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e apoiadas. Isso significa garantir que todos tenham equidade de oportunidades independentemente de suas características individuais.
Como diz Vernã Myers, vice-presidente de inclusão na Netflix: “Diversidade é convidar para festa, inclusão é chamar para dançar.”
Como benefício para a organização temos: inovação e criatividade, melhora na tomada de decisões, vantagem competitiva, além da promoção de uma sociedade mais justa.
Quando pessoas de diferentes origens colaboram, elas trazem novas ideias e soluções, resultando em produtos e serviços inovadores. Por exemplo, ao criar um produto para o público feminino, envolver mulheres no projeto torna o processo mais rápido e eficaz. Um homem pode ter dificuldades em entender as necessidades femininas e determinar a melhor solução.
Grupos diversos tomam decisões mais informadas e equilibradas, pois diferentes perspectivas ajudam a identificar falhas e considerar todas as opções. Exemplificando, ao decidir sobre investimentos em estrutura física, ouvir pessoas com deficiência física pode agilizar o processo e tornar o ambiente mais adequado para clientes e colaboradores.
Outro benefício da diversidade e inclusão é a vantagem competitiva. Clientes preferem produtos que respeitam práticas éticas e inclusivas, e empresas focadas nessas questões atraem talentos profissionais, destacando-se em relação às concorrentes.
Apesar de todos esses benefícios, implantar a diversidade e inclusão nas organizações não tem sido tarefa fácil. O impulsionador tem sido a escassez de profissionais especializados, porém, sem estratégias bem elaboradas e muita força de vontade, não se consegue implantar.
As organizações podem adotar algumas estratégias, tal como:
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Políticas e procedimentos claros que promovam a igualdade de oportunidades e desabonem atitudes de discriminação.
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Treinamento e desenvolvimento de todos os colaboradores, com foco maior para as lideranças nas temáticas inclusivas e na mudança de mentalidade para a verdadeira aceitação da diversidade.
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Criação de grupos de afinidade com discussões a fim de criar pontos de convergência e redes de apoio entre as pessoas, bem como apoiar a organização na criação de alternativas, entre outras.
Em quaisquer estratégias, a avaliação e medição das iniciativas é fundamental, entender os resultados atingidos e reformular iniciativas, possibilitando mais engajamento e mudanças efetivas.
Estamos no início da trajetória, porém acreditamos que no futuro nenhuma organização precisará se ocupar dessas demandas, pois todos sentirão que são seres humanos iguais em direitos e oportunidades, e ser diferente não será considerado um “defeito” como ainda hoje acontece.
*Edilene Bocchi é administradora e CEO da Vesi Consulting, empresa que atua na gestão de pessoas, coaching para lideranças e equipes, sucessão familiar e carreira – siga @vesiconsulting.

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