A audiência pública realizada em Lucas do Rio Verde teve a participação de representantes de diversos órgãos e instituições, com o objetivo de discutir os problemas causados pela má oferta de serviços na área de energia elétrica. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato Rural e contou com a presença de autoridades municipais, Procon estadual, Ager, Defensoria, Ministério Público e da empresa concessionária responsável pelo fornecimento de energia.
Durante a audiência, os consumidores locais expressaram suas reclamações sobre as frequentes quedas e oscilações de energia, que têm causado transtornos e prejuízos. Essa situação afeta tanto os moradores da área urbana quanto os da zona rural, incluindo o setor agrícola, cujos equipamentos são danificados devido às oscilações e quedas de energia.
As autoridades presentes manifestaram preocupação com a falta de qualidade adequada de energia e estão buscando soluções por meio de audiências públicas e pressionando a supervisão responsável. Eles ressaltaram a importância de melhorias na infraestrutura elétrica para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da região, visando garantir um fornecimento de energia suficiente, estável e confiável para todos os setores da comunidade.
Destaca-se também a importância da participação dos consumidores na formalização das reclamações junto aos órgãos competentes, como o Procon e a AGER. Os consumidores são orientados a registrar suas reclamações nos canais oficiais, como o Procon, o site Consumidor.gov.br ou diretamente na empresa concessionária, para que possam ser monitoradas e tratadas. Em 2023, houve um total de 3.389 reclamações contra a concessionária de energia, principalmente relacionadas a quedas de energia elétrica. O Procon busca resolver essas reclamações por meio de conciliação entre o consumidor e a empresa, e caso não seja possível, o caso se torna um processo administrativo.
Redação JA / Foto: reprodução