A advogada Gisela Cardoso foi reeleita para o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio de 2025 a 2027.
Ela participou da eleição representando a Chapa 1 e recebeu 36,3% dos votos.
A votação ocorreu nesta segunda-feira (18) de maneira online, com um total de 14.680 advogados habilitados. Desses, 13.600 compareceram, resultando em uma taxa de participação de 92,64%.
O advogado Pedro Paulo, que liderava a Chapa 2, alcançou 31,1% dos votos. Xênia Guerra, da Chapa 3, obteve 29,5%, enquanto Pedro Henrique, da Chapa 4, ficou com 2,9%.
Houve uma abstenção de 7,36%, o que representa 1.080 votantes. Dos 13.600 advogados que votaram (92,64%), 13.272 votaram pela web e 328 utilizaram as urnas nas sedes. Nesta eleição também foram definidos os representantes das subseções da OAB no interior de Mato Grosso.
VOTOS VALIDOS: Gisela Cardoso 4.813, Pedro Paulo 4.129, Xênia Guerra 3.922, Pedro Henrique 394.
A advogada Gisela Cardoso, vencedora da eleição, liderou a Chapa 1, que tem como vice-presidente o advogado e professor Giovane Santin. Essa chapa é composta por 111 advogados, incluindo 45 candidatos a conselheiros estaduais titulares e 45 suplentes, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), que também apresenta nomes para as funções de secretário-geral, secretários-gerais adjuntos, diretor tesoureiro e 5 diretores suplentes. O grupo inclui ainda 3 candidatos a conselheiro federal titular e 3 suplentes, entre eles os advogados Josemar Carmerino dos Santos, Aline Luciana da Silva Velho e Max Magno Ferreira Mendes.

A Chapa 2, que ficou em segundo lugar, foi liderada pelo advogado Pedro Paulo Peixoto e teve como vice a advogada Luciana Castrequini. Denominada “Nova OAB”, essa chapa contou com o advogado Daniel Paulo Maia Teixeira como secretário-geral, a advogada Adriana Cardoso Sales de Oliveira como secretária-adjunta e o advogado Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias como tesoureiro. O grupo incluiu conselheiros titulares e suplentes, com membros tanto da capital quanto de subseções do interior.
A terceira colocada, Chapa 3, foi encabeçada pela advogada Xênia Guerra, que teve como vice o advogado Fernando Augusto Vieira de Figueiredo. Esta chapa contou com 59 membros do interior e 57 da capital, incluindo os advogados Yuri Nadaf Borges, André Luiz Soares Bernardes e Clarissa Lopes Dias Maluf.
Por fim, a Chapa 4, que ficou em último lugar e foi a última a ser formada, foi liderada pelo advogado Pedro Henrique Marques. Denominada “Silva Freire” em homenagem ao último criminalista que presidiu a instituição (1985-1987), esta chapa teve o advogado Armando Cândia como vice. Pedro Henrique, com apenas 34 anos, é o candidato mais jovem na disputa. As três principais diretorias seriam ocupadas por mulheres: Bárbara Monteiro como secretaria-geral, Adriana Meireles como secretária-geral adjunta e Nathalia Nascimento Pistorello como tesoureira.

Presidente da Comissão Eleitoral Joaquim Spadoni
Joaquim Spadoni, que comandou esse pleito como presidente da Comissão Eleitoral da OAB-MT, agradeceu a participação dos advogados e advogadas. “O processo democrático da OAB-MT vai representar de forma efetiva a voz da advocacia mato-grossense. O comparecimento foi de 92,64% dos eleitores. Os gestores eleitos terão ampla legitimidade para administrar o Sistema OAB, em Mato Grosso, no próximo triênio”.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online