O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão cautelar do ministro Flávio Dino, mantendo a suspensão de uma lei de Mato Grosso que impõe penalidades a invasores de propriedades urbanas e rurais no estado. As sanções previstas incluem restrições a benefícios sociais, a proibição de firmar contratos com o governo estadual e a impossibilidade de assumir cargos públicos.
“Direito Penal Estadual”
O ministro explicou que a lei aumenta as penalidades para crimes já abordados no Código Penal, como a violação de domicílio e o esbulho possessório, e que apenas a União tem competência para legislar sobre direito penal. Ele destacou que a criação de um “Direito Penal Estadual” compromete as bases da Federação e gera grave insegurança jurídica, alertando para o risco de surgimento de normas semelhantes em outras regiões do país.
A decisão foi proferida em um julgamento virtual que se encerrou em 11 de outubro, referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7715, movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Lei 12.430/2024 de Mato Grosso.
Redação JA : Evaristo Sá/AFP

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online