O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, criticou, nessa quinta-feira (26), o nível de juros elevado e disse que o atual patamar de 10,75% atrapalha o desenvolvimento do país.
“Claro que quanto menor a taxa de juros, melhor para tudo, melhor para o desenvolvimento”, destacou.
A declaração foi dada em um leilão rodoviário realizado na B3, no centro histórico de São Paulo.
Na ocasião foi leiloada a Rota dos Cristais, um trecho de quase 600 km da BR-040 que liga Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO).
Alckmin acrescentou dizendo que o governo federal tem um compromisso com a questão fiscal e oferecer segurança jurídica aos investidores.
“Quero reafirmar o compromisso do governo com a questão fiscal e destacar que nós temos confiança. Cumprido o arcabouço fiscal, nós poderemos ter uma taxa de juros cadente”, afirmou.
O projeto leiloado tem investimento previsto de aproximadamente R$ 12 bilhões, em um contrato de 30 anos. Na avaliação do vice-presidente, o envio das propostas, assim como os resultados de leilões anteriores, indicam um mercado aquecido e acertos na modelagem dos projetos.
“As condições atraem investimento que o Brasil precisa. O governo não tem dinheiro para tudo, então traz o setor privado para investir”, observou.
De acordo com ele, a expectativa que o ministro dos Transportes, Renan Filho, colocou para os quatro anos do governo Lula é de perto de R$ 300 bilhões de investimentos.
“Isso é quase 3% do PIB. É emprego na veia, pois obras, construções, geram muito empregos, melhora produtividade para o país, melhor competitividade e ajuda as exportações com melhor logística e infraestrutura”, concluiu.

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online