A queda no número de nascimentos registrados no Brasil em 2022, em comparação com o ano anterior, é uma tendência que vem sendo observada nos últimos anos. Em 2022, o país registrou 2,54 milhões de nascimentos, uma redução de 3,5% em relação a 2021, quando o número foi de 2,63 milhões. Essa queda representa o quarto recuo consecutivo no total de nascimentos e coloca o país no menor nível desde 1977.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em março de 2023, apenas os estados de Mato Grosso e Santa Catarina registraram aumentos nos nascimentos, contrariando a tendência geral. Mato Grosso teve um aumento de 1,8% nos registros de nascimento em comparação com o ano anterior, enquanto Santa Catarina apresentou um crescimento de 2,0%.
Todas as regiões do país registraram quedas nos nascimentos em 2022, sendo que o Nordeste e o Norte apresentaram percentuais de queda acima da média nacional, com -6,7% e -3,8%, respectivamente. As regiões Sudeste (-2,6%), Centro-Oeste (-1,6%) e Sul (-0,7%) também tiveram reduções, porém em menor proporção. Entre as Unidades da Federação, a Paraíba teve a maior queda (-9,9%), seguida pelo Maranhão (-8,5%), Sergipe (-7,8%) e Rio Grande do Norte (-7,3%).
A pandemia de COVID-19 é apontada como um dos fatores que contribuíram para a redução da natalidade e da fecundidade no país. Além disso, a diminuição dos nascimentos já vinha sendo observada nos últimos Censos Demográficos. A gerente da pesquisa do IBGE, Klívia Brayner, destaca que a queda na natalidade e fecundidade, juntamente com os efeitos da pandemia, são elementos importantes a serem considerados no estudo da evolução dos nascimentos no Brasil nos últimos anos.
Dos 2,62 milhões de nascimentos registrados em 2022, 2,54 milhões referem-se a crianças nascidas em 2022 e registradas até o primeiro trimestre de 2023, de acordo com a legislação. Os outros 78,7 mil registros são de nascimentos que ocorreram em anos anteriores ou com ano de nascimento desconhecido.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online