O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (3) que o governo deve fazer uma nova estimativa para o PIB deste ano e para o cálculo de receitas de 2025 se a economia “continuar forte como está”.
O ministro deu a declaração a jornalistas ao comemorar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que avançou 1,4% em relação ao último trimestre.
“[O resultado] veio muito em linha com as projeções da Secretaria de Política Econômica. Agora nós vamos provavelmente reestimar o PIB do ano. Pela força que ele vem se desenvolvendo, deve superar 2,7% ou 2,8%”, disse o ministro. Até julho, a estimativa para o PIB de 2024 era de 2,5%.
“Há instituições que já estão projetando um PIB superior a 3%. Isso pode inclusive ensejar uma nova projeção das receitas para o ano que vem, se continuar forte como está”, completou.
O PiB deste trimestre, divulgado nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veio de acordo com as expectativas do mercado, que esperava um crescimento de 0,9% no período.
De acordo com o IBGE, os setores de Serviços (1,0%) e Indústria (1,8%) contribuíram para o dado positivo, ainda que a Agropecuária tenha recuado 2,3% no período.
Sobre isso, Haddad ressaltou a importância do crescimento da indústria como uma forma de garantir a entrada de investimentos no Brasil. Segundo ele, quanto maior for o investimento maior é também o crescimento da economia sem inflação.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online