A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada ocorreu entre os dias 14 e 15 de março no Teatro Positivo, em Curitiba (PR). O evento teve como tema central “Evolução e Protagonismo” e teve o objetivo de discutir as principais questões enfrentadas pelas mulheres no campo da advocacia contemporânea.
Durante a abertura da conferência, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, transmitiu a presidência da entidade para a secretária-geral adjunta, Milena Gama, em um ato simbólico. Após assumir a presidência, Milena Gama declarou a conferência aberta.
A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno, dirigiu-se a todas as participantes do evento, enfatizando a importância da equidade e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no campo jurídico. Ela ressaltou que a conferência foi organizada com o objetivo de incluir mulheres de diferentes grupos, como mulheres negras, mulheres trans, mulheres com deficiência, mulheres do interior e presidentes de subseções.
O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, destacou que essa é a primeira vez que a Ordem implementa uma dinâmica de paridade absoluta de gênero, e expressou a importância de não permitir retrocessos e erros na busca pela igualdade.
A secretária-geral adjunta e presidente interina do CFOAB, Milena Gama, afirmou que a conferência é um espaço único de união, troca de experiências e fortalecimento da voz das mulheres no cenário jurídico e social. Ela ressaltou que as lideranças femininas da advocacia são um testemunho vivo de que as mulheres são capazes de superar obstáculos e conquistar espaços historicamente negados.
A presidente da OAB-PR, Marilena Winter, destacou que a conferência não é exclusivamente para mulheres, mas uma causa que envolve a todos na eliminação das formas de discriminação de gênero, na busca pela justiça e no combate ao preconceito contra as mulheres nos espaços profissionais e públicos, especialmente no Sistema de Justiça.
Além dos representantes da OAB, a cerimônia de abertura contou com a presença da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, presidentes de seccionais, das comissões estaduais da mulher advogada e outras autoridades.
Redação JA / Foto : Assessoria imprensa CFOAB