A decisão da Corregedoria Nacional de Justiça de autorizar cartórios de registro civil a fazer transferência eletrônica de veículos não altera a competência dos Departamentos de Trânsito (Detrans) sobre essa matéria.
A norma editada pelo ministro Luis Felipe Salomão permite que a geração da assinatura eletrônica avançada seja feita por meio do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN). Isso visa garantir a identificação do assinante através das bases de dados biográficos e biométricos do registro civil, em âmbito nacional, pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) e pelo Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (On-RCPN).
O Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito (Ibdtrânsito) e a Associação Nacional dos Detrans (AND) afirmaram que a atuação dos cartórios é limitada à autenticação e verificação de assinaturas eletrônicas, complementando os procedimentos dos Detrans.
As entidades ressaltaram que a integração dos serviços de cartórios visa agilizar os procedimentos, sem alterar a competência e responsabilidades legais dos Detrans.
Em resumo, a decisão da Corregedoria Nacional de Justiça não modifica a competência dos Detrans sobre a transferência eletrônica de veículos, mas permite a participação dos cartórios de registro civil nesse processo, com a função de autenticação e verificação de assinaturas eletrônicas, visando agilizar os procedimentos.
Redação JA/ Foto: reprodução

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online