A OAB Nacional entregou uma nota técnica ao deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) sobre o Projeto de Lei (PL) 553/2024, na terça-feira, 26 de março. A nota aborda a questão do uso exclusivo do Processo Judicial Eletrônico (PJe) como a única plataforma de peticionamento eletrônico do país. No entanto, o projeto apresenta conteúdo contrário aos interesses da advocacia.
Diante disso, o deputado comprometeu-se a retirar o projeto da pauta de julgamentos, a fim de permitir um debate mais amplo e atender às expectativas da categoria. Ele reconheceu a necessidade de unificar o sistema de peticionamento, mas afirmou que o PJe não é o melhor caminho. O deputado pretende ouvir os advogados de todo o Brasil para apresentar um conteúdo que atenda tanto aos advogados quanto aos 200 milhões de brasileiros.
Durante a reunião, também foi discutida a utilização do sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, o E-Proc, no Sistema Judiciário de Santa Catarina, e a possibilidade de expandir essa plataforma para os demais tribunais do país. O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, destacou que o E-Proc é considerado o melhor sistema para a advocacia, jurisdicionados e operadores do Direito. A OAB Nacional pretende trabalhar junto ao Congresso Nacional para viabilizar uma forma de trabalho mais eficiente para os advogados.
Além do deputado Capitão Alberto Neto, estiveram presentes na reunião o procurador nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis, a presidente da OAB-SC, Claudia Prudencio, a presidente da OAB-PR, Marilena Winter, e o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia.
Redação JA / Foto: Raul Spinassé -CFOAB
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online