A Portaria nº 1.111, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 15 de maio, estabelece os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura de soja em nível nacional para a safra 2024/2025. O vazio sanitário é um período de no mínimo 90 dias em que não é permitido plantar ou manter plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento na área determinada. Essa medida tem como objetivo principal reduzir a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
Além do vazio sanitário, é adotado o calendário de semeadura como medida complementar no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS). Essa ação busca racionalizar o uso de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às substâncias químicas utilizadas no seu controle.
A definição das datas levou em consideração as condições climáticas e as sugestões enviadas pelos estados. O Mapa realizou reuniões com os órgãos estaduais de defesa vegetal, analisando conjuntamente as propostas enviadas pelas unidades da federação. A diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia, explica que foram utilizados dados técnicos para estabelecer os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura.
A ferrugem asiática é uma das doenças mais graves que afetam a cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estágio de desenvolvimento da planta. Em regiões onde a praga atingiu níveis epidêmicos, os danos podem variar de 10% a 90% na produção de soja.
Confira os períodos de semeadura para a cultura da soja:
Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online