Magistrado considerou que ato político de Mirtes Eni com ex-presidente resultou em vantagem eleitoral para sua pré-candidatura
Conteúdo/ODOC – O juiz eleitoral Walter Tomaz da Costa determinou que Mirtes Eni Leitzke Grotta, pré-candidata à Prefeitura de Sinop, remova de suas redes sociais todas as postagens relacionadas à visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao município, ocorrida em abril deste ano. A decisão, proferida nesta segunda-feira (13), acusa a pré-candidata de propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o magistrado, a carreata organizada durante a visita de Bolsonaro não foi uma simples manifestação social, mas um ato político com discursos e atitudes típicas de campanha eleitoral fora do período permitido. O promotor eleitoral Pedro da Silva Figueiredo Junior destacou que, em 17 de abril, Mirtes utilizou a ocasião para fixar faixas com seu nome em vias públicas, participou da carreata usando boné e camiseta com a inscrição “Mirtes da Transterra”, e acenou para a multidão durante o trajeto do Aeroporto Municipal até a Acrinorte.
Além disso, a pré-candidata fez fotos e vídeos da carreata e publicou em suas redes sociais. O promotor lembrou que a instalação de faixas nas vias públicas é proibido, mesmo durante o período permitido para propaganda eleitoral.
O juiz Tomaz da Costa criticou duramente o ato, chamando-o de irresponsável e inconsequente, especialmente da parte de Jair Bolsonaro, que teria promovido propaganda eleitoral antes da hora. “Sair por aí atraindo multidões, a colocar debaixo do braço políticos locais de sua simpatia, como notoriamente é o caso da representada, rejeitando outros, causa desequilíbrio e faz a balança pender em favor daquele protegido, no caso, protegida, tratando-se de pré-candidata que divulga sua pretensão aos quatro ventos”, escreveu o magistrado.
Na avaliação do juiz, a propaganda antecipada ficou caracterizada pelo uso persuasivo de Bolsonaro, cujos gestos públicos repercutiram na sociedade, indicando Mirtes como sua candidata, mesmo sem um pedido explícito de votos. Aproveitando-se da presença de Bolsonaro, Mirtes divulgou toda a carreata em seu Instagram, violando a lei eleitoral e ganhando vantagem sobre os demais adversários na corrida pela Prefeitura de Sinop nas eleições de outubro.
Com isso, o magistrado ordenou que o Facebook remova imediatamente todas as publicações feitas por Mirtes, que também deverá excluir os posts do seu Instagram, sob pena de multa diária de R$ 5 mil para ela e R$ 10 mil para a empresa.

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online