A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em uma votação realizada no dia 12 de março, a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB. A comissão tem o poder de cassar o mandato do prefeito. Foram contabilizados 16 votos a favor da abertura da comissão e oito votos contrários. O presidente da Câmara, Chico 2000, não votou. A Comissão Processante precisava de maioria simples, ou seja, 13 votos, para ser aprovada.
O pedido de abertura da comissão foi protocolado pelo vereador de oposição Fellipe Corrêa, do Cidadania. O pedido se baseia na decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que determinou o afastamento de Emanuel Pinheiro no dia 4 de março. O afastamento se deu pela suposta liderança do prefeito em uma organização criminosa que visava lesar os cofres da Saúde Municipal. No entanto, no dia 7 de março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou essa decisão e Emanuel Pinheiro retornou ao cargo.
O vereador Fellipe Corrêa, por ter feito a proposição da comissão, está impedido de votar. Seu suplente, Eleus Amorim, assumiu temporariamente sua cadeira durante a votação. O vereador Dilemário Alencar expressou sua opinião contrária ao prefeito, afirmando que Emanuel deveria ir diretamente para a cadeia, e que a gestão se transformou em uma “usina de escândalos” que está prejudicando a população.
O vereador Luis Claudio foi o único a se posicionar publicamente contra a abertura da comissão. Ele defendeu o prefeito e argumentou que o processo da comissão já começa com indícios de irregularidades, que poderão ser levadas aos tribunais pelo acusado.
Após a votação, três vereadores foram sorteados para integrar a comissão como presidente, relator e membro, respectivamente: Edna Sampaio, Rogério Varanda e Wilson Kero Kero. A definição dos cargos será realizada futuramente.
A seguir está a lista dos vereadores que votaram a favor e contra a abertura da Comissão Processante:
Favoráveis à comissão:
- Dilemário Alencar (Podemos)
- Sargento Joelson (PSB)
- Demilson Nogueira (PP)
- Maysa Leão (Republicanos)
- Michelly Alencar (União)
- Eleus Amorim (Cidadania)
- Luiz Fernando (União)
- Edna Sampaio (PT)
- Eduardo Magalhães (Cidadania)
- Jeferson Siqueira (PSD)
- Kássio Coelho (PRD)
- Lilo Pinheiro (PDT)
- Marcus Brito Jr (PV)
- Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)
- Rogério Varanda (MDB)
- Wilson Kero Kero (Podemos)
Contrários à comissão:
- Adevair Cabral (PRD)
- Luis Cláudio (MDB)
- Cezinha Nascimento (União)
- Didimo Vovô (PSB)
- Paulo Henrique (PV)
- Mario Nadaf (PV)
- Sargento Vidal (MDB)
- Ricardo Saad (PSDB)
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online