O Governo Federal reconheceu o trabalho do Governo de Mato Grosso na redução da fome na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome. O Estado foi o vencedor da Região Centro Oeste na categoria “Redução da Fome nos Estados e no Distrito Federal”, pelas ações desenvolvidas no programa SER Família. A Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) recebeu a premiação nesta segunda-feira (5.1).
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família, ressaltou que o reconhecimento nacional é fruto de um trabalho que coloca as pessoas no centro das políticas públicas.
“O SER Família nasceu com o propósito de cuidar de quem mais precisa. Ver Mato Grosso entre os estados que mais reduziram a fome confirma que estamos no caminho certo. São ações que chegam diretamente às famílias, com transferência de renda, entrega de alimentos e acesso a refeições, garantindo dignidade e esperança para quem mais precisa”, afirmou.
A premiação reconhece experiências exitosas no combate à fome e os melhores resultados na redução da insegurança alimentar grave, com base nos dados da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ambos mensurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período entre 2022 e 2024.
Além de Mato Grosso, também foram premiados na mesma categoria os estados de Alagoas, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, considerando o critério de um por região do país.
O desempenho de Mato Grosso está diretamente ligado à execução de políticas públicas estruturantes do programa SER Família, que atua em diversas frentes no enfrentamento da vulnerabilidade social e da insegurança alimentar.
Para o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, o reconhecimento nacional reflete o esforço contínuo do governo no enfrentamento da fome e das desigualdades sociais.
“Esse prêmio demonstra que Mato Grosso tem avançado de forma consistente na redução da insegurança alimentar grave. É resultado de uma política pública planejada, com foco na proteção social, na transferência de renda e no acesso à alimentação adequada. A Setasc tem atuado de forma integrada para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham dignidade, segurança alimentar e oportunidades”, destacou o secretário.
Redação JA com Setasc-MT/ Foto: João Reis
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online