O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso de Maria Cândida Souza Oliveira, viúva do ex-governador de Mato Grosso, Edison Freitas de Oliveira, que buscava reverter a cassação da pensão vitalícia destinada a dependentes de ex-chefes do Executivo estadual. A decisão, assinada pelo ministro Nunes Marques, foi divulgada nesta quinta-feira (4).
Maria Cândida argumentou que o Estado de Mato Grosso aplicou incorretamente os efeitos do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.601, que extinguiu o subsídio mensal e vitalício aos ex-governadores com base na Emenda Constitucional 22/2003. Segundo ela, o benefício recebido durante a vida de seu marido deveria ser mantido por ser um “direito adquirido”.
Além disso, a viúva sustentou que o pagamento aos dependentes, conforme a Lei Estadual 4.586/1983, uma norma pré-constitucional, foi preservado pelo STF, e, portanto, o Estado não poderia ter interrompido a pensão.
Ela solicitou ao Tribunal que reconhecesse a ilegitimidade da revogação do benefício e que restabelecesse o pagamento em seu nome, incluindo valores retroativos.
Na sua decisão, o ministro Nunes Marques ressaltou que, ao julgar a ADI 4.601, o STF estabeleceu que não existe direito adquirido para manutenção de subsídios vitalícios a ex-governadores, uma vez que tal benefício viola princípios republicanos, de moralidade administrativa, impessoalidade e igualdade.
“Não há justificativa para manter o pagamento mensal e vitalício a ex-governadores com base em um suposto direito adquirido”, enfatizou o ministro.
Ele também observou que, embora em outros casos o STF tenha preservado aposentadorias e pensões, estas situações eram distintas e abordavam apenas a validade de normas estaduais, não a aplicação direta da decisão da ADI sobre o subsídio vitalício.
“O acolhimento da solicitação implicaria a superação direta e frontal da conclusão alcançada pelo Plenário desta Corte no processo objetivo”, concluiu.
Redação JA / Foto: Felipe Sampaio – STF
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online