O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou na tarde deste sábado (22/11) que a defesa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) se manifeste em 24 horas sobre a violação da tornozeleira eletrônica utilizada por ele no cumprimento da prisão domiciliar.
A decisão foi tomada após a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) encaminhar ao STF um relatório técnico e um vídeo que mostram o equipamento danificado.
O vídeo anexado aos autos mostra que o próprio Bolsonaro confessou aos agentes da Seape que usou um ferro de solda para tentar abrir a tornozeleira. Perguntado sobre o motivo da violação, ele afirmou que agiu por “curiosidade”.
Em razão de diversas informações errôneas que vêm sendo divulgadas sobre a violação da tornozeleira eletrônica, o ministro decidiu retirar o sigilo do despacho, do relatório técnico e do vídeo.
Alexandre também marcou para este domingo (23/11), ao meio-dia, a audiência de custódia de Bolsonaro. A oitiva vai determinar se o ex-presidente continuará preso.
Violação da tornozeleira
O memorando do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), anexado aos autos, relata que o sistema registrou um alerta de violação às 0h07 deste sábado.
A equipe de escolta foi acionada imediatamente e, ao chegar à residência de Bolsonaro, constatou que o equipamento apresentava “marcas de queimadura em toda sua circunferência” e sinais de tentativa de abertura do ponto de fechamento.
A Procuradoria-Geral da República também deverá se manifestar após a defesa. O ministro determinou ainda o envio de cópias dos documentos à Ação Penal 2668, em que Bolsonaro foi condenado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Com informações da assessoria de imprensa do STF.
Leia a íntegra do despacho.
Leia a íntegra do relatório.
Veja o vídeo.
Fonte: Conjur / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online