Dois projetos aprovados na Câmara Municipal de Cuiabá, durante a última sessão ordinária, trouxeram à pauta o reconhecimento de histórias que inspiram e unem a cidade, tais como a força dos atletas paralímpicos e a fé dos moradores do bairro Novo Paraíso I.
O Projeto de Lei nº 592/2025 cria o Dia Municipal do Atleta Paralímpico, uma data dedicada a celebrar homens e mulheres que transformam limites em conquistas e inspiram com suas trajetórias de superação.
Durante a discussão da matéria em plenário, a vereadora Katiuscia Manteli (PSB) falou sobre o significado da proposta e o que a motivou a apresentá-la.
“O motivo da apresentação desse projeto é criar um dia em que a gente consiga reunir e celebrar esses seres humanos, homens e mulheres, que são exemplos de luta e de superação. Nos últimos Jogos Mato-grossenses Paralímpicos e Paradesportivos, mais de 200 atletas com deficiência, de 16 municípios, nos deram uma verdadeira aula de resiliência e de acreditar. Nada mais justo que Cuiabá tenha o seu Dia do Atleta Paralímpico para homenagear e comemorar junto com eles”, afirmou a parlamentar.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 611/2025, que inclui a Festa da Padroeira Santa Luzia, do bairro Novo Paraíso I, no calendário oficial de eventos do município. A tradicional celebração, realizada anualmente na semana do dia 13 de dezembro, é um marco de fé, cultura e união comunitária.
Para a vereadora, reconhecer oficialmente a festa é valorizar uma tradição que move o bairro e fortalece laços.
“A Festa de Santa Luzia é um símbolo de união e de identidade para os moradores do Novo Paraíso I. Ela representa fé, tradição e movimenta a economia local, com oportunidades para comerciantes, artistas e empreendedores. É um reconhecimento merecido para uma celebração que há anos faz parte da vida da comunidade”, ressaltou.
Ao propor as duas leis, Katiuscia reforça a importância de valorizar quem inspira pela fé, pela força e pelo exemplo.
“A cidade é feita de pessoas, de histórias e de sentimentos que nos conectam. Quando o Legislativo reconhece isso, ele se aproxima daquilo que realmente importa: a vida das pessoas”, concluiu.
Após a aprovação em segunda votação, os dois projetos seguem agora para sanção do Executivo Municipal.
Da Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online