CAA/MT reforça compromisso no Agosto Lilás com lançamento de e-book sobre acolhimento a advogadas vítimas de violência

CAA/MT reforça compromisso no Agosto Lilás com lançamento de e-book sobre acolhimento a advogadas vítimas de violência

Material reúne procedimentos para atendimento humanizado e padronizado a advogadas em situação de violência

A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), representada pela vice-presidente Thaís Brazil e pela diretora Roberta de Arruda, participou, nesta terça-feira (12), do lançamento do e-book “Acolhimento e Encaminhamento às Advogadas em Situação de Violência Doméstica”. O evento integrou a programação do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA-MT) e a Comissão da Mulher Advogada (CMA).

A publicação reúne procedimentos e orientações padronizadas para que advogadas possam prestar atendimento humanizado a colegas em situação de violência doméstica. Elaborado com apoio de profissionais comprometidos com a dignidade, a cidadania e a equidade de gênero, o material também pode servir como ferramenta educativa para toda a sociedade.

Durante o evento, Thaís Brazil destacou que o trabalho visa muito mais que orientar tecnicamente. “Não existe estigma de mulher violentada. O que precisa existir é o estigma do homem violentador, do agressor. Nós, mulheres, somos múltiplas e não carregamos a culpa pela violência que sofremos. Enquanto houver uma única mulher sendo violentada, todas nós estaremos ao lado dela, combatendo qualquer forma de violência”, afirmou.

A vice-presidente também ressaltou que o e-book, apesar de direcionado a advogadas, pode e deve ser utilizado por qualquer pessoa, servindo inclusive como instrumento educativo.

“Não necessariamente todas nós somos especializadas em violência doméstica, mas todas podemos acolher. Esse material pode ser usado desde a orientação de uma colega de profissão até para ensinar em casa a importância do acolhimento. Muitas vezes, são as crianças que salvam mães, irmãs e avós, por saberem acionar a polícia”, observou.

A campanha Agosto Lilás segue com ações voltadas à prevenção, à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, reafirmando o papel da advocacia na defesa dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Assessoria CAA/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *