Apontado como um dos nomes mais fortes na disputa pelo Governo de Mato Grosso em 2026, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) assumiu o comando do Estado nesta sexta-feira (6), durante a viagem internacional do governador Mauro Mendes (União Brasil). Pivetta ficará à frente do Executivo por 14 dias, até o retorno de Mendes, previsto para o dia 19 de junho.
A interinidade de Pivetta ocorre em um momento estratégico, pois ele é amplamente cotado como pré-candidato ao governo estadual nas eleições de 2026. O governador Mauro Mendes já declarou apoio irrestrito à sua candidatura, destacando a experiência e o preparo de Pivetta para dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos anos .
Essa é a 14ª vez que o republicano ocupa o cargo de governador desde o início da atual gestão, em 2019. A frequência e confiança depositada em sua atuação reforçam as especulações de que ele deve ser o nome apoiado por Mauro Mendes para a sucessão estadual.
Enquanto isso, Mauro Mendes lidera uma comitiva oficial em missão internacional ao Japão, Coreia do Sul e Israel. O objetivo é estreitar laços comerciais, buscar novas tecnologias e atrair investimentos ao estado. A viagem inclui visitas à Expo Osaka — considerada a maior feira de cultura e tecnologia do mundo — e reuniões com representantes de grandes corporações sul-coreanas.
“Mato Grosso tem aquilo que o mundo mais precisa. Somos um gigante na produção de alimentos e um gigante na preservação, com 60% do território intacto. Vamos apresentar todas essas potencialidades para atrair novos investimentos, empregos e desenvolvimento aos mato-grossenses”, afirmou Mendes antes do embarque.
A comitiva é composta pelos secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança Pública), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Laice Souza (Comunicação), além do ajudante de ordens Ricardo Almeida Mendes, do tradutor Rafael Bonate de Almeida e da primeira-dama Virginia Mendes, que custeará suas despesas com recursos próprios.
Também participam da missão os deputados estaduais Beto Dois a Um (PSB) e Nininho (PSD), além do procurador de Contas Allyson Alencar.
Atualmente, Japão e Coreia do Sul são mercados estratégicos para Mato Grosso. Juntos, os dois países compram mais de US$ 1 bilhão em produtos do estado, com destaque para milho, soja, carne e algodão — um total de 16 categorias de exportação.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online