A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (28), o empresário Anibal Manoel Laurindo durante a 7ª fase da Operação Sisamnes, que investiga o assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em dezembro de 2023, em Cuiabá.
Além dele, foram detidos o coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas e Gilberto Louzada da Silva. Antônio Gomes da Silva e Hedilerson Fialho Martins já estavam presos desde o ano passado.
Essa nova fase da operação tem como objetivo identificar os mandantes e coautores do crime. A PF apontou Aníbal como o mandante do homicídio, Luiz como possível financiador e proprietário da arma, Hedilerson como intermediador, e Antônio como o executor do disparo que matou Zampieri.
Quatro outros alvos — Salezia Maria Pereira de Oliveira, Davidson Esteves Nunes, Peterson Venites Komel Junior e José Geraldo Pinto Filho — não tiveram mandados de prisão emitidos, mas estão sob monitoramento eletrônico e outras restrições, como recolhimento domiciliar à noite, proibição de contato entre os envolvidos, impedimento de deixar o país e apreensão de passaportes. Essas medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a investigação, a PF descobriu uma organização criminosa envolvida em atividades como espionagem e assassinatos encomendados.
A Operação Sisamnes, iniciada logo após o homicídio, investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. A análise do celular da vítima, Roberto Zampieri, revelou um possível esquema de venda de sentenças judiciais, evidenciado por milhares de mensagens trocadas com o lobista mato-grossense Andreson de Oliveira Gonçalves.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online