Em mais um passo no compromisso da OAB/RS com o fortalecimento institucional e o aprimoramento das relações entre a advocacia e as estruturas de segurança pública, a Ordem gaúcha formalizou, na terça-feira (29), a assinatura de dois importantes protocolos de intenções com as forças de segurança pública do estado do Rio Grande do Sul. As iniciativas visam tanto o fortalecimento das condições de trabalho da advocacia criminal quanto a intensificação do combate ao golpe do falso advogado, que tem prejudicado a sociedade e afetado a credibilidade das instituições.
O primeiro protocolo, assinado entre a OAB/RS, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Polícia Penal do Rio Grande do Sul, trata da implantação plena dos parlatórios virtuais nas casas prisionais de todo o Estado. A medida amplia o acesso da advocacia aos seus clientes privados de liberdade, promovendo maior agilidade e dignidade no exercício da profissão.
O segundo protocolo de intenções envolve a OAB/RS, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Polícia Penal. O objetivo é criar uma força institucional integrada para enfrentar e prevenir o golpe do falso advogado, por meio de cooperação, com mecanismos eficientes que facilitem a comunicação dos fatos relacionados aos golpes, além de ações educativas focadas na prevenção e ampla divulgação para a sociedade.
Durante a solenidade, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou os avanços conquistados na atual gestão e reforçou o compromisso da entidade com o aprimoramento das condições de trabalho da advocacia criminal. “Hoje, avançamos em duas frentes importantes: o combate às fraudes que usam indevidamente o nome da advocacia e a ampliação do uso dos parlatórios virtuais. Essa é uma conquista que representa dignidade para o exercício profissional. Também quero dizer aqui que reformamos e inauguramos estruturas com o apoio da Secretaria e da Polícia Penal, e vamos seguir entregando melhorias concretas, inclusive com a construção de novos espaços da OAB/RS em unidades como Charqueadas e Canoas”, afirmou Lamachia.
A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, também participou do ato e ressaltou a importância da articulação interinstitucional. “A assinatura desses protocolos demonstra a força do diálogo e da cooperação institucional em favor da advocacia e da cidadania. A OAB/RS reafirma seu papel de liderança na defesa das prerrogativas e da ética profissional, sempre em parceria com os órgãos de segurança e com foco no interesse público”, destacou.
Segundo o presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP), Ivan Pareta Junior, a assinatura dos dois termos representa um avanço importante para a advocacia. “Precisamos assegurar que as instituições de segurança pública empenhem o máximo de esforços na apuração de golpes com pessoas que se passam por advogados. Também foi de grande relevância para a advocacia criminal a assinatura do termo autorizando a implantação de parlatórios virtuais em todas as unidades prisionais gaúchas”, destacou Pareta.
Representando o governo do Estado, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, enfatizou a importância da parceria com a Ordem gaúcha. “O estado do Rio Grande do Sul valoriza o trabalho da advocacia e reconhece a necessidade de condições adequadas para seu exercício dentro do sistema prisional. A atuação conjunta com a OAB/RS é fundamental para garantir os direitos, prevenir crimes e promover a Justiça”, declarou o secretário.
Parcerias institucionais consolidam atuação da OAB/RS junto às forças de segurança pública
A assinatura dos dois protocolos reforça uma trajetória de cooperação institucional que a seccional gaúcha vem consolidando nos últimos anos. Além dos recentes acordos com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Polícia Penal, a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Civil e a Brigada Militar, a OAB/RS já firmou parcerias semelhantes com outras instituições, como o Ministério Público (MPRS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre (SMSEG). Esses acordos visam promover a defesa das prerrogativas da advocacia e fortalecer o diálogo interinstitucional.
Em 2023, a OAB/RS, a Polícia Civil e a Brigada Militar assinaram um protocolo de intenções durante o II Colégio Estadual de Presidentes de Comissões de Prerrogativas, visando à participação da Ordem nos cursos de formação de agentes, servidores e delegados de Polícia, com o objetivo de abordar as prerrogativas da advocacia e fomentar a troca de conhecimento entre as instituições.
Posse da CEPCSP
Durante o ato de assinatura dos protocolos, Leonardo Lamachia também empossou a nova diretoria e os membros da CEPCSP da OAB/RS. Na oportunidade, Pareta foi reconduzido ao cargo de presidente.
Presenças
Também participaram da solenidade: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; o vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, Roberto La Porta Corvello; a secretária-geral da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, Juliana Fraga; o secretário municipal de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon; o diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), delegado Eibert Moreira Neto; o diretor-geral e o diretor adjunto do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Sul (Nugesp), Tiago Dal’ Pizzol e Josué Henrique da Silva, respectivamente; o diretor do Departamento da Divisão de Investigação do Narcotráfico, Alencar Carraro; o titular de Polícia On-Line, Rafael Soccol Sobreiro; o titular da Delegacia de Roubo de Veículo, Jeiselaure de Souza; o representante da Secretaria da Segurança Pública, coronel Inacio Caye; a representante da Polícia Civil, delegada de polícia Isabel Pires Trevisan; o representante da Brigada Militar do Estado, coronel Vladimir Luís Silva da Rosa; o superintendente da Polícia Penal do Rio Grande do Sul, Luciano Lindemann; a representante da Academia de Polícia do Estado (Adacepol), Fernanda Generali; e o representante do RS Seguro, Mateus Schwartz.
Fonte: OAB/RS
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online