Governador Mauro Mendes anuncia que estado pode assumir trecho do Contorno Leste em Cuiabá

Governador sanciona lei de cadastros de pedófilos e agressores em MT: "avanço na proteção do mais vulnerável"

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que o Governo do Estado está considerando a possibilidade de assumir parte das obras do Contorno Leste em Cuiabá. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30), um dia após a Polícia Civil iniciar a Operação Perfídia, que investiga a empresa HB20 Construções, responsável pelas obras.

Mendes informou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura está avaliando a viabilidade de o Estado concluir o trecho que vai da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) até a MT-251, que leva a Chapada dos Guimarães.

“Conversei com o prefeito Abilio Brunini e pedi ao secretário Marcelo [de Infraestrutura] que fizesse um estudo para verificar a possibilidade de finalizarmos pelo menos esse trecho”, comentou.

Ele ressaltou que, embora a obra seja de responsabilidade da Prefeitura, a adoção de uma nova rota estratégica para a logística poderia justificar a intervenção do Estado.

O Contorno Leste tem um custo estimado de R$ 125 milhões e se estenderá por 17,3 quilômetros, conectando o Distrito Industrial à rodovia estadual MT-251.

Mendes também mencionou que a análise pela Sinfra pode levar tempo, pois há planos de duplicação para o trecho.

“Qualquer ação para melhorar o trânsito na cidade tem um custo elevado, pois envolve desapropriações, e as ruas são muito estreitas. Existe um estrangulamento na área, e a desapropriação pode ser um processo demorado, que envolve o Judiciário”, explicou.

Atualmente, a obra está sendo executada pela HB20. A Prefeitura de Cuiabá está realizando uma auditoria e exigiu um cronograma detalhado dos serviços já realizados e das atividades ainda previstas pela empreiteira. A Operação Perfídia também teve como alvos principais os vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB), que tiveram seus gabinetes revistados e celulares apreendidos. Outros três indivíduos ligados à HB20 também foram alvos da operação.

Ao ser questionado sobre os desdobramentos da operação, Mendes expressou sua preocupação com a continuidade de escândalos envolvendo recursos públicos, mas elogiou o trabalho das autoridades.

“Lamento sempre que ocorrem operações, pois isso demonstra que os desvios ainda são um problema”, afirmou.

“Parabenizo as forças de segurança pelo empenho em investigar, independentemente de quem seja. É fundamental que todos tenham direito à defesa, pois ninguém está acima da lei”, concluiu.

ASSISTA AO VÍDEO
Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *