O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se pronunciou nas redes sociais nesta quarta-feira (17), após a aprovação de uma moção de repúdio pela Câmara Municipal de Cuiabá. A moção foi direcionada a ele e a outros 12 parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que votaram pela derrubada do veto do governador Mauro Mendes (União Brasil) a um artigo da nova legislação que permite o funcionamento de mercadinhos dentro das unidades prisionais do estado.
Lúdio considerou a moção equivocada e defendeu a legalidade e a construção coletiva do Projeto de Lei nº 2041/2024, que, segundo ele, foi desenvolvido após um amplo debate técnico e institucional. “A proposta foi discutida detalhadamente na Comissão de Segurança Pública, com a participação do Ministério Público, do Sistema Penitenciário, da Polícia Penal, da Secretaria de Segurança e até do Tribunal de Justiça. O texto foi um consenso, aprovado por unanimidade pelos 24 deputados em plenário”, afirmou o deputado.
Ele também abordou as críticas sobre o uso do voto secreto na análise do veto do Executivo. Lúdio afirmou que esse mecanismo é legítimo e está previsto no regimento interno da Assembleia. No entanto, destacou que sempre se posiciona publicamente sobre suas decisões legislativas. “O voto secreto em vetos é uma proteção à independência do Legislativo. Mas, no meu caso, deixo claro meu posicionamento. O Parlamento não pode ser um apêndice de governo nenhum”, declarou.
Sobre o funcionamento dos mercadinhos, Lúdio enfatizou que esses estabelecimentos precisam ser rigorosamente fiscalizados e visam atender às necessidades básicas dos detentos, como higiene pessoal, em vez de oferecer produtos de luxo. “A função desses comércios internos é garantir acesso a itens essenciais que o Estado muitas vezes não fornece adequadamente. Não se trata de privilégio, mas de dignidade mínima. Qualquer exagero, como a venda de itens supérfluos, deve ser reprimido”, concluiu.
Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online