O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste sábado (29), durante sua agenda na Ásia, o pedido de anistia relacionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em conversa com a imprensa, Lula criticou a postura de Bolsonaro e seus advogados. “É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que primeiro eles vão absolver o cidadão. Mas eles já estão tratando como se ele fosse culpado”, disse. O presidente também afirmou que Bolsonaro não busca se defender porque “no subconsciente dele, ele sabe que fez todas as bobagens que está sendo acusado”.
Lula destacou que a principal pauta da viagem foi reforçar as relações comerciais com o Vietnã, durante o Seminário Empresarial Brasil-Vietnã. Enquanto isso, no Brasil, Bolsonaro e sete aliados tornaram-se réus, acusados de tentar um golpe de Estado em 2022. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) indica que existem indícios de crimes na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não configura uma condenação.
Na denúncia, a PGR aponta que o grupo liderava um “núcleo crucial” de uma organização criminosa voltada a destruir a democracia. Bolsonaro, que tem defendido publicamente um projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, alega que as acusações são infundadas. Contudo, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, afirmou que a pauta não tem avançado no Legislativo, indicando falta de apoio para o projeto.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL/ Foto: Getty Images
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online