A Justiça Eleitoral de Mato Grosso retornou às sessões plenárias em formato presencial nesta terça-feira (09.04). A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, frisou a importância desse momento. “Esse retorno é um passo importante não apenas em direção aos nossos eleitores, ao compromisso com a democracia, mas à advocacia como um todo. O debate presencial facilita e muito a formação de entendimentos, ele torna o julgamento mais célere, e isso que precisamos neste momento que antecede as Eleições”, destacou a presidente.
Para participar ou acompanhar as próximas sessões do mês de abril, basta conferir o calendário disponível no site do TRE-MT. Lá, é possível conferir, também, as pautas e assuntos que serão debatidos nas sessões, além das atas, documentos que contém um resumo dos julgamentos. Para conferir as pautas, clique aqui.
Para a vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, o retorno presencial traz um sentimento de urgência à Justiça Eleitoral. “Os processos no âmbito eleitoral possuem como característica os prazos reduzidos para o julgamento, especialmente no período eleitoral. Então essa prontidão, esse foco que julgamento presencial nos exige contribui muito para uma resolução mais rápida”.
Presente no julgamento, o advogado Rodrigo Terra Cyrineu fez uma sustentação oral de um processo da pauta, ele parabenizou a retomada das atividades presenciais em nome dos advogados do Estado. “Uma felicidade muito grande poder voltar a essa tribuna do TRE para que possamos fazer a defesa oral dos nossos constituintes. Nós todos sabemos que é muito mais eficaz, mais eficiente e propicia esse contato humano com os magistrados, propiciando, portanto, uma melhor prestação jurisdicional. Agradeço em nome dos meus colegas advogados e de toda advocacia do estado de Mato Grosso por vossa excelência implementar o retorno das sessões presenciais”, agradeceu Cyrineu.
Neste mês de abril, o calendário prevê mais cinco sessões de julgamento presenciais, sendo todas no mesmo horário, às 9h. Os dias são: 16, 19, 23, 26 e 30. Mas, caso queira acompanhar de forma online, basta acessar o canal do TRE-MT no Youtube, clicando aqui.
A exceção será a sessão plenária do dia 12 de abril, que será realizada por meio de videoconferência. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 179/2024, publicada nesta terça-feira (09).
Por: Maryelle Campos-TRE-MT/ Foto: TRE-MT