O deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor da Lei nº 11.883/2022, que regulamenta a distribuição de medicamentos à base de canabidiol – um composto da planta Cannabis sativa – pelo Sistema Único de Saúde (SUS), criticou a burocracia e a falta de cumprimento da legislação pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES).
Uma das principais queixas é que o acesso ao medicamento tem ocorrido apenas por meio de decisões judiciais, mesmo com a lei exigindo que o Estado o forneça, especialmente para famílias de baixa renda.
“Mato Grosso foi o pioneiro no Brasil ao aprovar uma lei que assegura o fornecimento de remédios e produtos à base de canabidiol. Contudo, estamos atrás de outros estados que já implementaram programas semelhantes. Um exemplo é o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, que também defendeu essa causa e já fez progressos significativos. Aqui, a lei não exige uma decisão judicial para o acesso ao medicamento. Com uma receita médica, o paciente deveria poder retirá-lo na farmácia de alto custo. Porém, isso não está acontecendo, e por isso vamos convocar o secretário Gilberto Figueiredo para prestar esclarecimentos sobre o serviço”, afirmou o deputado.
A legislação, coautoria dos deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Dr. João (MDB), estabelece que o canabidiol deve ser prescrito apenas por médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, os produtos que contêm a substância precisam estar autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a Resolução RE nº 4.067/2021. O medicamento é utilizado no tratamento de várias doenças crônicas, incluindo Alzheimer, Parkinson, HIV, hepatite C e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ajudar pacientes com certos tipos de câncer.
Além de Mato Grosso e São Paulo, estados como Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal também já implementaram programas de distribuição do canabidiol pelo SUS.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online