O vigilante Adir Antonio Warginhak foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por tentar matar Ronaldo Rodrigues de Lemos, conhecido como “Anelinha”, atropelando-o várias vezes com um carro na madrugada de 7 de outubro de 2023, na Praça Popular, em Cuiabá.
O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (7), no Tribunal do Júri da capital, sob presidência da juíza Mônica Catarina Perri.
Conforme as investigações, o crime foi cometido por motivo torpe e com extrema violência. Adir teria utilizado o veículo como arma e repetidamente passou por cima da vítima. A execução só não foi concluída, segundo a denúncia, porque o vigilante acreditou que Ronaldo já estava morto e deixou o local, além da rápida intervenção de terceiros, que prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A vítima sofreu múltiplas fraturas, traumatismo craniano e lesões internas graves, ficando em coma por mais de um mês. Ronaldo sobreviveu, mas teve a saúde seriamente comprometida e, desde então, depende de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para sobreviver.
Durante o processo, Adir chegou a ser preso preventivamente, mas foi solto meses depois por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que substituiu a detenção por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar a comarca e comparecimento periódico ao Judiciário.
Em 2023, ele foi formalmente pronunciado ao júri popular pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. No julgamento desta semana, os jurados reconheceram que houve tentativa de assassinato e que o crime só não foi consumado por circunstâncias alheias à vontade do réu.
Com base na decisão do Conselho de Sentença, a juíza Mônica Perri determinou o cumprimento imediato da pena e decretou novamente a prisão de Adir, que deverá iniciar o cumprimento da reclusão no regime fechado.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online