Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) anunciou a destinação de R$ 1,2 milhão em emenda parlamentar para a aquisição do medicamento Mounjaro.
O recurso será utilizado na implementação de um programa inédito de combate à obesidade grave, voltado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital mato-grossense.
O recurso será utilizado para a aquisição do medicamento Mounjaro, aprovado nesta semana pela Anvisa, além da estruturação de um atendimento completo com acompanhamento médico especializado, nutricional e físico, integrando diversas frentes para garantir um tratamento eficaz aos pacientes com obesidade grau 2 e 3.
“Esse programa é sobre saúde pública, não estética. Estamos falando de salvar vidas, de prevenir doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. O cidadão comum não pode pagar R$ 1.700 por um tratamento como esse. E é por isso que estamos assumindo essa responsabilidade com seriedade”, declarou a parlamentar, da tribuna.
A iniciativa conta com o apoio direto do prefeito Abílio Brunini, que relatou publicamente os benefícios que teve com o uso do medicamento, incluindo a perda de peso e a melhora em seu quadro clínico. Sensível à pauta, o prefeito já se comprometeu a disponibilizar a estrutura necessária e os profissionais de saúde para colocar o projeto em prática ainda este ano.
O programa atenderá inicialmente 300 pacientes, que serão acompanhados por nutrólogos ou endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos e estagiários de universidades parceiras. Um Centro Integrado de Qualidade de Vida, em fase de implantação, será o espaço fixo para execução do projeto.
Enquanto isso, a Prefeitura deve anunciar uma unidade de saúde de referência onde a triagem e o atendimento inicial acontecerão.“Pesquisei por meses, ouvi especialistas e estou segura em afirmar: Cuiabá será a primeira capital do Brasil a oferecer o Mounjaro gratuitamente à população. Se o programa funcionar como esperamos, no próximo ano vamos dobrar o valor da emenda para ampliar o número de beneficiados”, afirmou Michelly.
Dados de obesidade entre adultos em Cuiabá (fonte: Ministério da Saúde – 2024)
O programa é uma ação inovadora no enfrentamento à obesidade, uma das doenças crônicas mais graves da atualidade, e alinha políticas públicas municipais às práticas de saúde preventiva baseadas em evidências científicas. Os dados do Ministério da Saúde reforçam a importância da ação:
– Prevalência de obesidade em Cuiabá: 27,2% – a 4ª maior entre as capitais brasileiras.– Homens: 24,5% obesos mulheres: 29,7% obesas na capital.Meta global da OMS / Pacto 2030:
– Estabelecido para conter o crescimento da obesidade abaixo de 20,3% até 2030. Cuiabá está bem acima disso.Contexto em Mato Grosso (fonte: Ministério da Saúde – 2024)
Estima-se que existam mais de 37.000 casos de obesidade infantil no estado.O ambiente familiar e escolar tem grande influência, com alto consumo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo comum entre crianças.
Entre adultos, o ambiente obesogênico (fácil acesso a alimentos calóricos e sedentarismo) também contribui significativamente.
Tendência estadual presumida
Com base em dados de Cuiabá, Várzea Grande e comparativo regional (MS):– Estima-se que Mato Grosso tenha entre 60% e 70% dos adultos acima do peso– A prevalência de obesidade provavelmente varia entre 28% e 36%, dependendo da região e do perfil demográfico.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online