Vagões do VLT são retirados do aeroporto em Várzea Grande e transferidos para Bahia

Vagões do VLT são retirados do aeroporto em Várzea Grande e transferidos para Bahia

Os 40 vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a ser removidos de um terreno próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (15), com destino à Bahia.

A transferência está sendo realizada pelo Governo da Bahia e pelo Consórcio VLT, conforme um acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho deste ano.

Antes de seguirem para Salvador (BA), os vagões passarão por reformas em Campinas (SP). As composições têm 11 anos de uso.

O valor negociado para os 40 vagões é de R$ 793,7 milhões, que será pago em quatro parcelas anuais, ajustadas pela inflação. Segundo o Governo do Estado, esses recursos servirão para ressarcir os cofres públicos e financiar as obras do BRT (ônibus de trânsito rápido), além da aquisição de novos veículos.

Os vagões estão parados desde 2013, quando foram adquiridos pelo Governo Silval Barbosa (MDB) por aproximadamente R$ 500 milhões. Eles foram planejados para um sistema que conectaria Cuiabá e Várzea Grande, parte de uma série de obras para a Copa do Mundo de 2014.

Entretanto, devido a atrasos e à inviabilidade das obras, os vagões permanecem inativos desde então. Em uma delação premiada de 2017, Silval revelou ter recebido propina pela compra dos vagões. Na gestão de Mauro Mendes, o projeto do VLT foi completamente abandonado em favor da implementação do BRT.

Redação JA/Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *