AUnião Europeia decidiu avançar com o acordo de livre-comércio com o Mercosul após formar uma maioria qualificada entre os Estados-membros, encerrando um impasse político que se arrastava há semanas em Bruxelas, de acordo com a AFP. A decisão abre caminho para que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viaje nos próximos dias ao Paraguai, país que ocupa a presidência rotativa do Mercosul em 2026, para formalizar a assinatura do tratado.
O aval europeu ocorre depois de intensas negociações internas para contornar a resistência de países como França e Itália, que vinham bloqueando o acordo sob o argumento de que o texto não oferecia garantias suficientes ao setor agrícola do continente. A pressão de agricultores, que realizaram protestos e bloqueios em vários países, também pesou no debate.
Para destravar o processo, a Comissão Europeia apresentou um pacote de medidas voltadas ao campo. Entre elas está o adiantamento de até 45 bilhões de euros em subsídios previstos no próximo orçamento da Política Agrícola Comum. O montante faz parte de um orçamento total de 293,7 bilhões de euros destinados ao setor, sinalização que foi decisiva para que a Itália recuasse de sua oposição.
Com a mudança de posição italiana e apesar da continuidade das críticas francesas, os embaixadores dos 27 países da UE reunidos em Bruxelas consideraram que não havia mais uma minoria de bloqueio capaz de impedir o avanço do tratado.
Negociado ao longo de 26 anos, o acordo é considerado um dos mais ambiciosos já firmados pela União Europeia. Ele prevê a criação de uma ampla zona de livre-comércio entre a UE e os países do Mercosul Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, reunindo um mercado potencial de mais de 720 milhões de consumidores e economias que, juntas, somam cerca de 22,3 trilhões de dólares em Produto Interno Bruto.
A expectativa agora é de que a assinatura marque uma nova etapa nas relações comerciais entre Europa e América do Sul, embora o acordo ainda deva enfrentar debates políticos e pressões internas antes de sua plena implementação.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO/ Foto: Getty Images
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online