O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participará da 31ª edição do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, levando à manifestação reivindicações por soberania, renda justa e valorização dos profissionais da educação pública estadual. A tradicional mobilização nacional acontecerá em Cuiabá, na Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, a partir das 7h30.
Em 2025, o Grito dos Excluídos terá como tema central será: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. O movimento propõe um dia de reflexão, reivindicação e luta por uma sociedade mais justa e solidária.
Com esse propósito, o Sintep-MT e a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) apresentarão pautas fundamentais para o alcance da justiça social. Entre os temas abordados, destaca-se a cobrança do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) pelo Governo do Estado, que acumula uma defasagem de 19,52%.
“É inviável que um estado rico como Mato Grosso, com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do país, empobreça seus servidores públicos. A RGA tem sido sistematicamente negada durante toda a gestão de Mauro Mendes, o que resulta em perda do poder de compra”, afirma o presidente do Sintep-MT e CUT-MT, Henrique Lopes.
Mobilização
Além das pautas locais, os educadores também apoiarão as reivindicações nacionais articuladas pela CUT, que incluem: a defesa da soberania nacional; taxação dos super-ricos; isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; e o fim da escala de trabalho 6×1.
Segundo Henrique Lopes, essas pautas nacionais dialogam diretamente com as necessidades da classe trabalhadora. “No caso da educação, por exemplo, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil equivale a um 14º salário no fim do ano”, afirma.
O Grito dos Excluídos tem como objetivo dar visibilidade às populações historicamente excluídas da sociedade. No Dia da Independência, as manifestações populares reforçam o protagonismo do povo na luta por direitos e dignidade.
Serviço
O quê- Mobilização 7 de Setembro
Quando- Domingo (7/09), às 7h30
Onde – Praça Cultural do bairro Jardim Vitória – Cuiabá
Presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, fala sobre ato no dia 7 de Setembro
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online