Já consolidado no roteiro turístico no estado e no país, o Sesc Salgadeira tem reafirmado sua importância para visitantes estrangeiros em Mato Grosso, a partir do fluxo internacional registrado em 2025 e início de 2026.
Em 2025, o complexo registrou atendimento a 1.334 turistas estrangeiros, dentro de um universo majoritariamente nacional, que somou mais de 144 mil atendimentos ao longo do ano. Os visitantes internacionais tiveram origem em mais de 30 países, com destaque para Estados Unidos, Espanha, França, Portugal, Alemanha, Argentina, Inglaterra e Canadá, demonstrando o interesse de turistas estrangeiros por destinos que unem natureza preservada, identidade regional e serviços qualificados.
Já no início de 2026, o Sesc Salgadeira manteve o fluxo internacional, com 164 atendimentos a turistas estrangeiros, integrados a um público total superior a 29,5 mil visitantes. O dado confirma a continuidade da presença internacional no espaço e indica a consolidação do local como ponto de visitação recorrente para estrangeiros que circulam pela região.
Esse movimento de visitantes internacionais vem ao encontro das informações divulgadas esta semana pelo IVT 2026 (Índice de Viagem e Turismo Brasil), que apontou que Cuiabá e Chapada dos Guimarães estão entre os 50 destinos mais procurados para viajar no país este ano, ocupando a 43ª e 39ª posição, respectivamente.
Nesse sentido, o Sesc Salgadeira ocupa posição estratégica no fluxo turístico, pois está localizado às margens da rodovia MT-251, entre as duas cidades, tornando-se uma parada natural para visitantes, tanto nacionais quanto internacionais.
Reaberto ao público em 9 de fevereiro de 2024, o Complexo da Salgadeira estava sob gestão compartilhada entre o Sesc Mato Grosso e o Governo do Estado de Mato Grosso, após um período de fechamento motivado pelas condições estruturais precárias herdadas da administração anterior, que inviabilizavam o funcionamento adequado do local.
O modelo de gestão compartilhada marcou o início de um processo de transição que se estendeu até o fevereiro de 2026, assegurando o funcionamento do espaço e a realização de reformas e adequações necessárias antes da gestão plena da entidade.
Com a assinatura do contrato de concessão de uso do Complexo do Terminal de Turismo Social e Lazer da Salgadeira, o espaço passou a integrar oficialmente a rede da instituição, sob o nome de Sesc Salgadeira. A inauguração oficial será realizada ainda no primeiro trimestre deste ano. Após a inauguração, o complexo contará com restaurante, loja de artesanato e outras novidades para ampliar a experiência dos visitantes.
Para o presidente do Sesc Mato Grosso, Wenceslau Júnior, a Salgadeira já figurava como destaque no turismo nacional e internacional, e a atuação do Sesc potencializou ainda mais esse reconhecimento.
“A Salgadeira sempre foi um destaque turístico, tanto para visitantes brasileiros quanto estrangeiros, pela sua beleza natural e importância para Mato Grosso. Com a gestão do Sesc, o espaço passou a oferecer uma estrutura mais qualificada, com melhores condições de acolhimento e serviços, o que faz com que desperte ainda mais o interesse de turistas do mundo inteiro”, afirma.
Inserido em uma área de rica biodiversidade e de forte valor simbólico para a população local, o Sesc Salgadeira oferece aos visitantes uma experiência que vai além do lazer. O espaço integra natureza, infraestrutura de atendimento e ações educativas, proporcionando uma vivência completa em um ambiente preservado.
Desde que passou à gestão do Sesc-MT, instituição vinculada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), sob a presidência de Roberto Tadros, o Sesc Salgadeira vem ampliando sua atuação como equipamento turístico estruturado e voltado ao uso qualificado para os visitantes. A presença contínua de turistas estrangeiros reforça o papel do complexo como ponto de acolhimento e vivência cultural e ambiental, contribuindo para a valorização do turismo em Mato Grosso e para a projeção do estado no cenário nacional e internacional.
Serviço:
Sesc Salgadeira (Rodovia MT 251- Estrada para Chapada dos Guimarães, km 43, Cuiabá/MT)
Horário: 9 às 16 horas
Dias: de terça-feira a domingo
Entrada Gratuita
Proibido:
- Cooler/Caixa Térmica;
- Recipientes de vidro;
- Churrasqueiras;
- Caixas de som portáteis;
- Drones;
- Máquinas fotográficas profissionais;
- Animais domésticos;
- Crianças desacompanhadas de responsáveis.
Redação JA com Sesc-MT / Foto: divulgação