A Secretaria Municipal de Educação está atenta à situação das escolas que foram impactadas pela tempestade que atingiu a capital no dia 8. Um levantamento conduzido pelo secretário Amauri Monge e sua equipe técnica revelou que 12 unidades sofreram danos significativos. Contudo, o início do ano letivo não foi comprometido, pois dez dessas escolas já reabriram na quinta-feira, 10.
O restabelecimento das atividades ocorreu após uma análise detalhada da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), que realizou vistorias ao longo de toda a quarta-feira, 9, sob a supervisão da secretária-adjunta de Gestão Administrativa, Jessika Nayara Silva Oliveira.
“Registramos certos danos estruturais em função das chuvas durante o feriado do aniversário de Cuiabá. Ao todo, 12 escolas foram afetadas. Imediatamente constituímos um gabinete de crise, inspecionamos as escolas e verificamos os serviços em andamento. Dez escolas já estão reabertas, enquanto duas permanecerão fechadas até, no máximo, a próxima segunda-feira. Essa decisão visa a segurança de nossos educadores e, principalmente, dos alunos,” explicou Amauri Monge.
Jessika Nayara acrescentou que quatro unidades enfrentavam problemas mais sérios, incluindo o CMEI Regina Pía e o CEIC Lucila Ferreira Fortes, que retomarão as atividades até a próxima segunda-feira, 14. Durante as inspeções, outros problemas estruturais foram também identificados devido ao alagamento.
Leonardo Brandão, diretor de Engenharia e Obras da Secretaria de Educação, informou que a inspeção técnica no CEIC Lucila Ferreira após a inundação apontou diversas questões a serem resolvidas. “Estamos organizando uma reunião com o corpo técnico de infraestrutura para definir estratégias de reforma. Esta unidade tem 30 anos e requer várias intervenções, incluindo melhorias na parte elétrica, na cobertura, e a troca do forro, maiormente de madeira. Uma reforma urgente é necessária,” afirmou Brandão.
A diretora do CEIC, Rosângela Campos, que também foi avaliada pela Defesa Civil de Cuiabá, relatou que o alagamento resultou na perda de livros importantes para as crianças e na contaminação de espaços essenciais da escola. No entanto, as aulas estão sendo retomadas nesta quinta-feira, 10.
“Nossa equipe se dedicou completamente. Todos os funcionários vieram pela manhã, armados com vassouras, rodos e produtos de limpeza, e colocamos a mão na massa. Nossa creche está pronta novamente,” comentou a diretora.
As instituições que já retomaram as aulas regulares incluem:
- EMEB Santa Clara
- CMEI José Meirelles
- EMEB Antônio Ferreira Valentim
- EMEB Alzira Valladares
- EMEB Juarez Sodré Farias
- CEIC CAIC Eldorado
- EMEB São Matheus
- EMEB São Sebastião
- EMEB Ranulfo Paes de Barros
- EMEB Silva Freire.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online