Santos e Corinthians aderem ao ‘Elas Jogam Junto’ em alerta contra violência à mulher

Santos e Corinthians aderem ao ‘Elas Jogam Junto’ em alerta contra violência à mulher

A campanha nacional “Elas Jogam Junto” da OAB SP, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, em parceria com os clubes esportivos e institutos, que iniciou no jogo do São Paulo x Botafogo, no dia 14 de setembro, continua! Agora, a Vila Belmiro recebe a ação de prevenção e enfrentamento da violência de gênero no clássico Santos x Grêmio, no próximo dia 1 de outubro, às 21h30, e a Neo Química Arena com o Corinthians x Mirassol, no dia 4 de outubro, às 21h.
As voluntárias da Comissão entrarão em campo ao lado das equipes carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra a Mulher”. A mobilização contará ainda com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som do estádio e exibição nos telões. Além da ação em campo, cartilhas educativas, palestras temáticas e materiais de sensibilização, serão apresentadas para o público interno dos clubes parceiros.

 

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%. Já os boletins de ocorrência por ameaça contra mulheres chegam a crescer 23,7% quando um dos times da cidade entra em campo. Entre esses casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Esse cenário mostra a urgência de iniciativas de sensibilização e conscientização em ambientes esportivos.

Com essa mobilização, a Ordem Paulista reafirma: não há espaço para violência contra a mulher, dentro ou fora dos estádios.
Atuação da OAB SP e canais de denúncias
A Secional Paulista reforça que está à disposição para acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência. Além disso, a entidade destaca a importância da denúncia como ferramenta de proteção e enfrentamento: o canal 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e garante o registro de violência contra a mulher em todo o país.

 

Parcerias e compromisso social
Como parte do projeto, a OAB SP entregará os selos institucionais “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo instituições que se comprometem com a promoção de ambientes livres de violência.

 

Da Assessoria/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *