A campanha nacional “Elas Jogam Junto” da OAB SP, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, em parceria com os clubes esportivos e institutos, que iniciou no jogo do São Paulo x Botafogo, no dia 14 de setembro, continua! Agora, a Vila Belmiro recebe a ação de prevenção e enfrentamento da violência de gênero no clássico Santos x Grêmio, no próximo dia 1 de outubro, às 21h30, e a Neo Química Arena com o Corinthians x Mirassol, no dia 4 de outubro, às 21h.
As voluntárias da Comissão entrarão em campo ao lado das equipes carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra a Mulher”. A mobilização contará ainda com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som do estádio e exibição nos telões. Além da ação em campo, cartilhas educativas, palestras temáticas e materiais de sensibilização, serão apresentadas para o público interno dos clubes parceiros.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%. Já os boletins de ocorrência por ameaça contra mulheres chegam a crescer 23,7% quando um dos times da cidade entra em campo. Entre esses casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Esse cenário mostra a urgência de iniciativas de sensibilização e conscientização em ambientes esportivos.
Com essa mobilização, a Ordem Paulista reafirma: não há espaço para violência contra a mulher, dentro ou fora dos estádios.
Atuação da OAB SP e canais de denúncias
A Secional Paulista reforça que está à disposição para acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência. Além disso, a entidade destaca a importância da denúncia como ferramenta de proteção e enfrentamento: o canal 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e garante o registro de violência contra a mulher em todo o país.
Parcerias e compromisso social
Como parte do projeto, a OAB SP entregará os selos institucionais “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo instituições que se comprometem com a promoção de ambientes livres de violência.
Da Assessoria/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online