Os preços das bebidas alcoólicas podem ser à prova de recessão, mas certamente não são à prova de tarifas. Se o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, seguir com as propostas de impor uma tarifa de 25% sobre todos os itens do Canadá e do México, o resultado seria uma penalidade severa em algumas das bebidas favoritas da América, sem mencionar a marca de cerveja nº 1 do país: Modelo.
Alguns empresários começaram a estocar produtos populares – especificamente tequila, que só pode ser feita no México – e tomar outras medidas para ajudar a evitar possíveis aumentos de preços. No entanto, líderes e analistas do setor dizem que os consumidores ainda teriam que pagar mais no final.
“Muitas dessas empresas, especialmente as menores, não têm muita escolha a não ser repassar esses custos”, disse Dave Williams, presidente da Bump Williams Consulting, que fornece serviços de consultoria e análise para a indústria de bebidas alcoólicas. “A triste realidade é que isso se espalharia”, acrescentou.
O mesmo provavelmente é verdade até mesmo para as maiores empresas do ramo. A Constellation Brands, que importa cerveja Modelo e Corona, bem como tequila Casa Noble do México, pode ver seus custos saltarem 16% sob a tarifa proposta por Trump e provavelmente teria que aumentar os preços em cerca de 4,5%, escreveu Chris Carey, analista de ações da Wells Fargo, em nota divulgada na terça-feira (26).
Nesta fase, as tarifas ainda são tecnicamente apenas conversas, com muitas ressalvas e cenários espalhados. “Mas se grandes tarifas forem cobradas contra dois dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, seria um golpe para uma indústria dos EUA que ainda está cuidando de suas ressacas de recentes guerras comerciais, uma pandemia, interrupções na cadeia de suprimentos e uma batalha global contra a inflação”, disse Williams.
“Esse é o objetivo de negociações como essa, você precisa de algo para iniciar a conversa ou dar o pontapé inicial”, disse ele. “A esperança é que não se resuma ao pior cenário, mas a algo do qual todos possam se afastar melhor. Mas, ao mesmo tempo, você precisa se preparar e começar a pensar sobre o que fazer, caso isso se torne realidade.”
Uma ‘biblioteca’ de tequila
No Meximodo, um popular restaurante mexicano e bar de tequila em Metuchen, Nova Jersey, esses arranjos já estão em andamento. Inaugurada no ano passado, a empresa detém o título do Guinness World Records para a maioria das variedades de destilados de agave: sua “biblioteca” de destilados à base de tequila, mezcal e agave tem 1.033 garrafas.
Para uma empresa que comercializa muita tequila e serve pratos autênticos com ingredientes distintos do México, uma tarifa de 25% pode ser um fardo significativo. “Mas o Meximodo tem uma pegada relativamente grande de 7.000 pés quadrados e é um dos seis restaurantes operados pelo Le Malt Hospitality Group, que está tomando medidas para limitar os aumentos de preços”, disse TJ Pingitore, vice-presidente sênior do Le Malt para a América do Norte, à CNN.
Le Malt se inclinou fortemente para a tecnologia para melhorar a eficiência do estoque, operações, contabilidade, fornecimento de ingredientes e porcionamento, disse ele.
“À medida que apertamos cada vez mais em termos de quanto controlamos, tudo isso realmente se encaixa no nível final”, disse Pingitore. “Portanto, se experimentarmos um tipo de tarifa de 20% ou 30%, o cliente final poderá experimentar apenas uma parte muito pequena disso.”
A empresa também está implementando outra estratégia de precaução, menos técnica: o carregamento. Sua marca Meximodo Organic Blanco Tequila está programada para ser lançada em apenas algumas semanas.
Le Malt não sabe se as tarifas estão chegando, “mas as tarifas de 25% definitivamente afetarão nossos preços no porto de Nova York”, disse Saurabh Abrol, fundador e executivo-chefe da empresa, à CNN. Então, por precaução, Abrol e sua equipe triplicaram o pedido de 12.000 para 36.000 garrafas. “Não queríamos arriscar”, disse ele.
US$ 10,5 bilhões em importações e crescimento
No início deste ano, o México suplantou a China como o maior exportador de produtos para os Estados Unidos.
Enquanto carros, petróleo e chips de computador estão entre os principais produtos importados pelos EUA de seu vizinho ao sul, a cerveja e o álcool subiram rapidamente na hierarquia nos últimos anos.
Em 2023, os EUA importaram US$ 5,69 bilhões em cerveja e US$ 4,81 bilhões em álcool do México, de acordo com dados da Administração de Comércio Internacional. Quando combinadas, as duas categorias foram a 10ª maior importação do México no ano passado e marcam um aumento acentuado de 126% em relação a 2017, mostram dados da Administração de Comércio Internacional.
Do lado canadense, os EUA importaram US$ 543 bilhões em álcool no ano passado, incluindo US$ 200 milhões em uísque, de acordo com o Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos. “Mas não são apenas as importações cada vez mais populares que estão em risco”, disse Chris Swonger, presidente e CEO do Conselho de Bebidas Destiladas.
“Quando as tarifas podem ser impostas sobre bebidas importadas, normalmente, a reação natural é que o outro governo imponha uma tarifa sobre um produto com ideias semelhantes”, acrescentou Swonger.
Em 2023, o Canadá foi classificado como o segundo maior mercado de exportação e o México foi o terceiro maior para bebidas espirituosas americanas, de acordo com o Conselho de Bebidas Destiladas.
E há casos em que mesmo tarifas não relacionadas podem ter consequências negativas. Swonger observou como a União Europeia em 2018 impôs uma tarifa retaliatória de 25% sobre o uísque americano em resposta às tarifas dos EUA sobre aço e alumínio.
Como resultado, as exportações de uísque para a UE caíram 20% entre 2018 e 2021. Depois que as tarifas retaliatórias foram suspensas, as exportações de uísque aumentaram de US$ 440 milhões para um recorde de US$ 2,2 bilhões em 2023, de acordo com o Conselho de Bebidas Destiladas.
Não totalmente isolado
“Mesmo que certos produtos sejam excluídos, algumas ações tarifárias podem afetar os negócios de cerveja e destilados dos EUA, especialmente operações menores”, disse Katie Marisic, diretora sênior de assuntos federais da Brewers Association, uma associação comercial para cervejarias artesanais pequenas e independentes.
“Existem mais de 9.900 cervejarias pequenas e independentes, criamos quase 190 mil empregos diretamente, (cerveja artesanal é) um produto fabricado nos Estados Unidos”, disse ela à CNN. “Não pode ser feito em nenhum outro lugar, mas isso não nos isola totalmente dessas tarifas. Os custos podem aumentar repentinamente para ingredientes-chave, como cevada maltada canadense e materiais como chapas de alumínio”.
Em 2018, as tarifas do governo Trump sobre aço e alumínio resultaram no aumento dos preços do material por trás do recipiente crítico da cerveja artesanal, segundo ela. “As cervejarias são inovadoras, mas é claro que a adaptação vem com dificuldades”, disse.
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