A Portaria nº 1.111, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 15 de maio, estabelece os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura de soja em nível nacional para a safra 2024/2025. O vazio sanitário é um período de no mínimo 90 dias em que não é permitido plantar ou manter plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento na área determinada. Essa medida tem como objetivo principal reduzir a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
Além do vazio sanitário, é adotado o calendário de semeadura como medida complementar no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS). Essa ação busca racionalizar o uso de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às substâncias químicas utilizadas no seu controle.
A definição das datas levou em consideração as condições climáticas e as sugestões enviadas pelos estados. O Mapa realizou reuniões com os órgãos estaduais de defesa vegetal, analisando conjuntamente as propostas enviadas pelas unidades da federação. A diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia, explica que foram utilizados dados técnicos para estabelecer os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura.
A ferrugem asiática é uma das doenças mais graves que afetam a cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estágio de desenvolvimento da planta. Em regiões onde a praga atingiu níveis epidêmicos, os danos podem variar de 10% a 90% na produção de soja.
Confira os períodos de semeadura para a cultura da soja:
Redação JA / Foto: reprodução