A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encerra, neste sábado (27), mais uma edição de extensa programação cultural em Cuiabá. A estreia do curta-metragem documental ‘Sukande Kasáká (Terra Doente)’ e o show da dupla de hip-hop The Bochados são atrações do último dia de 24ª MAUAL. A entrada dos eventos é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla.
A Cerimônia de Premiação dos vencedores da Mostra Competitiva da 24ª MAUAL e Maual Lab, com a exibição inédita de Terra Doente (2025), ocorre às 18h30, no Teatro da UFMT, com transmissão ao vivo pela TV Brasil (Canal 2.1), em parceria com a TV Universitária (TVU). Já a festa de encerramento com a dupla The Bochados será às 22h, na Cervejaria Cuyaverá.
Mas ainda não acabou. Mais uma vez, a MAUAL se estende com a exibição virtual de 50 curtas-metragens da Mostra Paralela até o dia 7 de outubro, no canal do Cineclube Coxiponés no Youtube (youtube.com/@cinecoxipones), e oficinas de audiovisual, também gratuitas, até novembro.
A 24ª MAUAL é realizada pelo Cineclube Coxiponés da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT), Fundação Uniselva, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de emenda parlamentar do deputado Lúdio Cabral.
A programação completa está disponível em https://www.maual.com.br/
Curta-metragem narrado por indígenas Khisêtjê, premiado no Festival É Tudo Verdade 2025. Foto: Christian Braga
Exibição de Terra Doente
Durante a cerimônia de encerramento, neste sábado (27), a 24ª MAUAL exibe o filme ‘Sukande Kasáká | Terra Doente (2025)’, dos realizadores indígenas Kamikia Kisedje e Fred Rahal. O documentário, Melhor Curta-Metragem Brasileiro do Festival é Tudo Verdade de 2025, será exibido pela primeira vez em Cuiabá e traz denúncia sobre agrotóxicos e impactos da monocultura no Xingu sobre a terra indígena do povo Kisêdjê, no território Wawi, em Mato Grosso.
“Cercados pelo avanço do agronegócio, o povo Kisêdjê enfrenta uma ameaça invisível que se impregna na terra, na água e no ar. Kamikia e Lewaiki têm que escolher entre permanecer e arriscar a saúde da comunidade ou abandonar a aldeia ancestral”, diz a sinopse.
Em sintonia com o tema da 24ª MAUAL “Escutar a terra, romper a imagem”, a obra é um gesto cinematográfico de resistência, denúncia e memória ancestral.
The Bochados, atração da festa de encerramento da 24ª MAUAL.
Show de The Bochados
Já a festa de encerramento, após a premiação, fica por conta do show da dupla de hip-hop The Bochados. Com a atração, a 24ª MAUAL privilegia a produção artística universitária nas diversas linguagens.
A dupla é composta pelos artistas e primos Pedro e Daniel (que é aluno da UFMT), mais conhecidos como Ságape e Dimitri, nascidos em São José dos Campos (SP). Desde 2018, quando formaram o grupo, aos 15 anos, como MC’s de “freestyle”, os “minino” – como gostam de ser chamados – expressam críticas sociais por meio do rap e bom humor.
Ságape e Dimitri são responsáveis pela composição das letras, criação de instrumentais, captação, mixagem e masterização, e já colecionam mais de 10 singles lançados: Liguei Pro Tyler e Ele Não Atendeu, Boladin, Shésh, Minha Banca, entre outros.
Troféu MAUAL 2024 pela ceramista Ludmila Brandão.
Premiações
Na cerimônia de encerramento, a 24ª MAUAL premia em diversas categorias pelos júris popular e técnico videoclipes e curtas-metragens vencedores da Mostra Competitiva, além dos projetos que se destacaram no Maual Lab – laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, realizado pelo terceiro ano consecutivo em parceria com o Sebrae-MT.
Os curtas vencedores da Mostra Competitiva recebem diversos prêmios em serviços, junto ao tradicional o Troféu MAUAL, assinado mais uma vez pela ceramista Ludmila Brandão. Uma escultura inspirada em figuras femininas pré-hispânicas, que ganha novos detalhes a cada edição.
Os filmes da Mostra Competitiva também recebem bolsas de estudo da B_arco, vouchers de serviços de pós-produção da Mistika Post, consultorias da Cumbaru Produções Artísticas, da Cérberos Filmes, da Rede Paradiso e do cineasta Joel Pizzini. E neste ano, um prêmio especial: o licenciamento de um dos curtas para compor o catálogo da plataforma de streaming Cardume.
Já os projetos do Maual Lab recebem prêmios viabilizados pelas produtoras locais Latitude Filmes, Plano B Filmes, Drakkar Audiovisual, pelo La Fuente – Salão Latino-Americano de Produção Criativa e pelo realizador Marcos Maia.
Oficinas de audiovisual
Desde o mês de julho deste ano, a 24ª MAUAL também oferta oficinas gratuitas de audiovisual. Três delas ainda serão realizadas durante os meses de outubro e novembro: “Cinema de arquivo – criação, citação e ressignificação”, com Sabrina Tenório Luna, nos dias 22, 23, 24, 27 e 29 de outubro; “Oficina de Audiodescrição”, com Aline Wendpap, de 13 a 17 de outubro; e “Do microfone aos metadados”, com Yuri Kopcak, em novembro.
As oficinas ocorrem no Cineclube Coxiponés e em laboratórios da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As inscrições serão abertas em breve. Saiba mais e acompanhe as informações atualizadas em: https://www.maual.com.br/
SERVIÇO
Encerramento da 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL)
Cerimônia de Premiação com exibição de ‘Sukande Kasáká (Terra Doente)’: sábado (27/09), às 18h30, no Teatro da UFMT;
Festa de encerramento com show de ‘The Bochados’: sábado (27/09), às 22h, na Cervejaria Cuyaverá;
Mostra Paralela: até o dia 07 de outubro, em youtube.com/@cinecoxipones.
Oficinas: outubro e novembro na UFMT. Mais informações em https://www.maual.com.br/
Da Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online