Professores e Servidores da Educação Receberão Reajuste da Gratificação Anual

Professores e Servidores da Educação Receberão Reajuste da Gratificação Anual

Na próxima sexta-feira (20), os professores e demais servidores da educação da Rede Estadual de Ensino receberão a Gratificação Anual por Eficiência e Resultado (GR) de 2024, com um acréscimo de 20%. A informação foi divulgada pelo secretário Alan Porto. Além disso, os profissionais contratados receberão o 13º salário, enquanto os servidores efetivos terão a 2ª parcela do 13º.

Porto explicou que o aumento na GR é resultado direto do desempenho das escolas, que, através do trabalho conjunto e contínuo dos educadores, conseguiram atingir as metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“Esse reajuste não é apenas um incentivo financeiro, mas sim uma motivação para continuarmos a investir na educação, fundamental para um sistema educacional mais robusto e eficaz. A Educação Pública de Mato Grosso foi reconhecida com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação”, afirmou. Ele destacou que Mato Grosso ocupa a 5ª posição entre os 14 estados com Selo Ouro e a 8ª posição nacional no Ideb, além de ser o terceiro estado que mais avançou em alfabetização na idade certa em 2023.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Flavia Emanuelle, ressaltou a importância do aumento da GR. “Com a atualização das metas do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o reajuste visa valorizar os profissionais da educação e refletir o empenho constante na melhoria da qualidade do ensino na rede estadual”, disse.

Desde 13 de dezembro, os servidores podem acessar um simulador da GR atualizado, onde podem verificar os valores relacionados às suas metas. Também é possível consultar a previsão da folha de pagamento para checar se os valores estão corretos.

Caso os servidores notem alguma discrepância ou tenham dúvidas, o governo disponibilizou uma “Caixinha de Dúvidas” no sistema Seduc Servidores, permitindo que questionem e enviem evidências em caso de falhas nos cálculos.

Critérios da Gratificação

A gratificação pode chegar a até duas vezes o salário do servidor, sendo calculada com base em metas coletivas e individuais, incentivando o engajamento e o desempenho. As metas coletivas consideram os resultados gerais da rede, enquanto as individuais levam em conta a média de cada Diretoria Regional de Educação.

Comissão de Avaliação

Para garantir a transparência no processo de concessão da gratificação, a Seduc criou uma Comissão de Avaliação de Resultados. Essa comissão é responsável por avaliar o cumprimento das metas e fazer ajustes quando necessário, assegurando que todas as contribuições dos profissionais sejam reconhecidas.

 

Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *