A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, inaugura na próxima sexta-feira (16.01), às 8h, a Unidade Móvel de Atendimento Especializado (UMAE) – Carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
A unidade móvel ficará instalada na sede da Secretaria Municipal de Saúde que se localiza na Avenida da FEB, bairro da Manga, e permanecerá por 30 dias, ampliando de forma expressiva o acesso das mulheres aos exames especializados.
A Carreta da Saúde da Mulher possui consultório, colposcópio, ultrassom, mamógrafo digital, bisturi elétrico, pistola para biópsia, sala de acolhimento, pré-exames, pequenos procedimentos e sala de espera. A equipe é composta por enfermeiro(a), técnico em enfermagem, médico ginecologista, agente do cuidado e equipe de apoio; e a unidade possui capacidade mensal para 800 USG mamária bilateral, 100 punções de agulha grossa, 200 colposcopias, 80 excisões e 230 USG transvaginais e pélvicas.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou o impacto social da iniciativa para a população feminina do município.
“Estamos falando de cuidado, prevenção e respeito à vida das mulheres. Essa carreta representa mais acesso à saúde, mais agilidade nos exames e mais tranquilidade para milhares de famílias. Nosso compromisso é reduzir filas, salvar vidas e garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento por falta de estrutura”, afirmou a prefeita.
Já a secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, conta que a mulher a carreta tem a finalidade de prevenir e de promover à saúde da mulher.
“Essa carreta representa uma mudança de conceito na forma como o Ministério da Saúde e os municípios cuidam da saúde da mulher. Nós estamos falando de uma linha de cuidado integral, que vai muito além do atendimento pontual. A mulher passa a ser acompanhada desde a prevenção, o diagnóstico, até o encaminhamento e o tratamento, tudo de forma organizada”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.
Para o superintendente do ministério da saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo, a carreta terá um papel fundamental para Várzea Grande, Baixada Cuiabana e Cuiabá. “É uma carreta equipada para levar atendimento especializado em saúde a regiões que mais precisam. O objetivo principal é reduzir as filas de espera por procedimentos de média e alta complexidade no SUS. Essa unidade atenderá uma população estimada em mais de 1,5 milhão de pessoas da Baixada Cuiabana”, destacou o superintendente Altir Peruzzo.
A solenidade de inauguração contará com a presença da prefeita municipal Flávia Moretti, do Vice-prefeito, Tião da Zaeli, a secretaria municipal de saúde, Deisi Bocalon, gestores e colaboradora da saúde, o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo, autoridades políticas municipais, estaduais e representantes do legislativo e dos órgãos de controle.
Atendimentos – O Serviço já começará a funcionar no mesmo dia, 16, após o ato de lançamento e atenderá mulheres que estão na fila da regulação de Várzea Grande e dos outros 10 municípios da Baixada Cuiabana: Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Nova Marilândia, Planalto da Serra e Cuiabá, conforme a fila da regulação do SUS.
O atendimento será feito de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. O atendimento será com horário agendado.
SERVIÇO
Dia: 16/01 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: sede da Secretaria Municipal Saúde de Várzea Grande.
Av da Feb, (ao da concessionária Ariel)
Assunto: Lançamento da Carreta Agora Tem Especialista – a Carreta da Mulher
Redação JA com Secom VG/ Foto: divulgação
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online