Na última sexta-feira (25), o atual prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou o decreto nº 46/2024, que formaliza a criação da equipe de transição, atendendo a um pedido da prefeita eleita, Flávia Moretti (PL). O decreto estabelece a composição da comissão, que incluirá representantes tanto da gestão atual quanto da equipe de Moretti.
A comissão será formada por 32 membros indicados pela prefeita eleita e 26 designados pela administração atual, abrangendo diversas secretarias e áreas estratégicas do município. A intenção é garantir que Flávia Moretti e seu vice, Tião da Zaeli (PL), tenham acesso transparente às informações oficiais da prefeitura.
Dentre os representantes da gestão vigente, estão figuras importantes como a secretária de Saúde, Maria das Graças Metelo, e o secretário de Educação, Silvio Aparecido Fidelis. A coordenação da equipe de transição ficará a cargo do advogado Maurício Magalhães Faria Neto, que contará com profissionais de diversas especialidades, incluindo auditores e engenheiros. A prefeita eleita também convidou representantes do sindicato e de entidades dos servidores públicos de Várzea Grande para integrar sua equipe.
Esse decreto atende à solicitação de Moretti, que já havia pedido a formação da comissão no início de outubro, e está em conformidade com a Resolução Normativa nº 19/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que preconiza uma transição eficaz e transparente, com acesso às informações oficiais, uma vez que a nova prefeita assumirá em janeiro de 2025.
Apesar do atraso na publicação do decreto, a equipe de Flávia já iniciou análises dos dados disponíveis no Portal da Transparência e está debatendo a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. A primeira reunião ampliada da equipe de transição ocorreu no início desta semana.
“Com a oficialização da transição, poderemos atuar de maneira mais eficiente, tendo acesso às informações de todas as áreas da prefeitura. Várzea Grande enfrenta muitos desafios urgentes, por isso começamos a trabalhar antes mesmo de assumir o cargo. Estamos buscando soluções para questões como a falta de água e para melhorar a saúde, educação e infraestrutura da nossa cidade”, afirmou Moretti.
Redação JA/ Foto: reprodução