O governador Mauro Mendes entregou os primeiros 15 quilômetros de duplicação da BR-163, entre o Posto Gil e Nova Mutum, em Mato Grosso, no dia 18 de março. Ele ressaltou a situação precária da rodovia antes do Governo do Estado assumir sua concessão e enfatizou que a conclusão dessa obra trará mais segurança para os motoristas que transitam na região.
O trecho concluído representa o início de uma fase de maior qualidade de vida e fluxo mais eficiente de veículos. O governador afirmou que até o final do ano serão licitados e contratados todos os trechos que necessitam de duplicação. Desde que o Governo do Estado assumiu a concessão da BR-163, através da aquisição do controle acionário da Nova Rota do Oeste em maio de 2023, mais de R$ 1,6 bilhão já foram investidos em obras de infraestrutura na rodovia.
Durante sua agenda no interior, o governador também assinou a ordem de serviço para a duplicação de mais 88 quilômetros da BR-163, entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O prazo estabelecido para a conclusão das obras é de dois anos, com um investimento de R$ 670 milhões. Essa expansão incluirá a reformulação da travessia urbana de Nova Mutum, a construção de cinco viadutos e uma ponte sobre o Rio dos Patos.
O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, destacou que a duplicação representa um marco no desenvolvimento de Mato Grosso e expressou sua gratidão e esperança diante desse importante ato do governador. A medida também recebeu elogios do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, que ressaltou a competência do governador em solucionar um desafio que se arrastava há anos.
Além do governador Mauro Mendes, estiveram presentes na agenda pelo interior o vice-governador Otaviano Pivetta, os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Elizeu Nascimento, Claudio Sena e Wlad Mesquita, bem como secretários de Estado e outras lideranças políticas da região.
Redação JA / Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT