O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem) realiza, desde o dia 9 até esta sexta-feira (13), a Operação Energia Segura, uma ação nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para verificar a conformidade de produtos com regulamentações técnicas. Em Mato Grosso, a fiscalização ocorre nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, com foco em fios, cabos e cordões flexíveis elétricos.
As equipes de fiscalização atuam em estabelecimentos atacadistas e varejistas que comercializam materiais elétricos. A inspeção envolve duas etapas: a verificação formal, que analisa se o produto possui o Selo de Identificação da Conformidade, registro e marcações exigidas; e a fiscalização técnica, que utiliza equipamentos como o microhmímetro para detectar falhas técnicas em cabos que, embora certificados, possam apresentar irregularidades.
Caso um item seja reprovado nos testes preliminares realizados nos pontos de venda, o lote é interditado e as amostras são encaminhadas ao laboratório do Ipem. A reprovação em análise técnica definitiva resulta na apreensão dos produtos.
Até o momento, foram feitas apenas três apreensões em Mato Grosso. Para Bento Bezerra, Diretor da Avaliação da Conformidade do Ipem, o resultado é reflexo da atuação preventiva do instituto.
“Estou muito satisfeito com esse resultado. Isso retrata a eficiência do nosso monitoramento e as parcerias firmadas com a Associação dos Materiais de Construção, que conta com mais de 500 associados, da Decon e do Procon.”, afirmou.
A operação busca evitar a comercialização de itens que ofereçam risco ao consumidor e prejuízos ao desempenho de instalações e equipamentos. Cabos fora do padrão podem superaquecer, elevar o consumo de energia, reduzir a vida útil de eletrodomésticos e até causar incêndios.
O Ipem reforça que sua fiscalização tem caráter contínuo, com foco na segurança e no equilíbrio das relações de consumo.
“É fundamental destacar que nossa fiscalização atua como um monitoramento constante de produtos e serviços disponíveis no mercado. Essa vigilância contínua é essencial para interceptar e impedir que itens de qualidade duvidosa ou que não atendam às normas cheguem aos lares dos consumidores.”, salienta Bezerra.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online