Primavera do Leste conquistou a primeira colocação no Grupo C, que abrange municípios com população entre 50.001 e 100.000 habitantes, e Alto da Boa Vista ganhou o 2º lugar da região Centro-Oeste.
Em 2019, Mato Grosso já havia sido premiado. Na ocasião, o município de Juscimeira conquistou o 1º lugar na categoria de até 20 mil habitantes, enquanto Sorriso obteve o 2º lugar em sua categoria populacional.
Atualmente, 60% da cobertura de Saúde Bucal da Atenção Básica é feita pelo Estado. São quatro Unidades Odontológicas Móveis; 16 Centros de Especialidades Odontológicas distribuídos em sete municípios; dois Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (SESBs) e 70 laboratórios de Próteses Dentárias.
Além das ações, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) dispõe do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que foi instituído para o atendimento especializado ao paciente especial de difícil manejo, diagnóstico de lesões da boca e da face e atendimento hospitalar em casos de pacientes especiais com indicação.
O secretário estadual de Saúde, Juliano Melo, celebrou o reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia e destacou que isso é fruto do comprometimento e do empenho do Estado e dos profissionais.
“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que o Estado, em parceria com os municípios, tem feito na área de odontologia. Isso tudo leva a um atendimento de qualidade à população. Temos trabalhado na capacitação dos profissionais e na modernização dos atendimentos”, afirmou o secretário.
Em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e com o Ceope, a Coordenadoria de Saúde Bucal realiza a capacitação em diagnóstico bucal, com ênfase na detecção e diagnóstico precoce do câncer de boca, e capacitação em atendimento odontológico à pessoa com deficiência, ambas com carga horária de 40 horas, tendo como público os profissionais cirurgiões-dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso.
A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Coelho, reforçou o compromisso do Estado com a implementação de políticas públicas e ações para levar atendimento de qualidade à população.
“A Coordenadoria Estadual de Saúde Bucal expressa grande satisfação com as premiações. O Estado tem dedicado esforços no apoio institucional à implementação de políticas públicas, no cofinanciamento de ações de Atenção Básica em Saúde Bucal e na educação continuada dos profissionais de odontologia”, pontuou Andrea.
Além disso, a SES também disponibiliza um aplicativo para o apoio no diagnóstico de lesões do aparelho estomatognático (conjunto de estruturas bucais), por meio do qual os dentistas podem encaminhar, inclusive pelo celular, casos de lesões da boca e da face. Esses casos são recebidos, distribuídos a tele consultores especializados e uma resposta é disponibilizada em um m prazo de até 72 horas.
Em pouco mais de um ano, o aplicativo já realizou mais de 300 tele consultorias para mais de 75 municípios do Estado.
Por: Thaís Fávaro | SES-MT/ Foto: Secom-MT