Uma mulher que desapareceu em Cuiabá em 2015 foi identificada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) por meio do projeto Lembre de Mim, que revisa casos antigos de vítimas sepultadas sem identificação.
A partir do resultado, divulgado esta terça-feira (26.8), a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal realizou a entrega da certidão a dois irmãos da vítima identificada como Maria Auxiliadora de Lima Silva que estava desaparecida.
A identificação de Maria Auxiliadora foi realizada através processamento das impressões digitais coletadas após a morte no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis), que por sua vez, realizou o cruzamento com os dados dos prontuários civis digitalizados de Mato Grosso. O sistema obteve a correspondência que foi confirmada pelo papiloscopista.
A ferramenta possibilita o cruzamento das impressões biométricos do cadáver com a base de dados biométricos da Politec, Policia Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.
Conforme a papiloscopista da Politec, Simone Delgado, a tecnologia está ampliando as chances de obtenção destas identificações. Desde janeiro de 2025, o projeto já possibilitou a identificação de 46 pessoas que faleceram desde 2009. “O projeto tem o objetivo de utilizar a necropapiloscopia e os sistemas biométricos atualmente disponíveis para garantir o direito fundamental de pessoas falecidas no âmbito do IML serem identificadas’’, ressaltou.
Simone explica que o procedimento de identificação nos casos de identidade desconhecida envolve quatro etapas. “Nós fazemos o levantamento de todos os casos de pessoas desaparecidas não identificadas; fazemos a catalogação; a digitalização das fichas; e o processamento dessas impressões digitais no sistema Abis local, que tem os registros de identificação civil. Fazemos a pesquisa no sistema Abis do TSE, e também por meio de cooperação interestadual, na qual nós fazemos a solicitação junto à Polícia Federal e junto a outros 21 institutos de identificação estaduais que possuem o sistema Abis”.
Além disso, os servidores realizam pesquisas em laudos do IML, requisições, prontuários hospitalares de evidências que possam auxiliar nas buscas pela identificação.
Para a irmã de Maria, Norma Terezinha Ribeiro Moares Costa, a resposta da identificação foi recebida com alívio frente ao sentimento de angústia da espera. “Foi um sofrimento muito grande, pois foram dez anos de espera e buscas sem saber que rumo ela tinha tomado. Esperávamos encontrá-la com vida. Porém, ao recebermos a notícia tomamos um certo tipo de alívio pois sabemos que ela não morreu de forma violenta, e o sofrimento vai ser amenizado daqui para frente, pois agora temos a certeza de que vamos sepultar a nossa irmã de forma digna e dar um bom descanso para ela”, revelou.
A ação desenvolvida pelo projeto institucional “Lembre de Mim” está alinhada à Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (Lei nº 13.812/2019) e fundamenta-se nos princípios da Ação Forense Humanitária, buscando proporcionar respostas às famílias e promover justiça e dignidade humana além da vida.
Simpósio de Identificação de Pessoas Desaparecidas
O projeto Lembre de Mim, e outras temáticas, debates envolvendo a Política Nacional de buscas de pessoas desaparecidas, a atuação do Núcleo de Identificação Humana da Politec e as ferramentas tecnológicas e metodologias de identificação serão discutidas durante o 1º Simpósio de Identificação de Pessoas Desaparecidas, nesta sexta-feira (29).
O encontro reunirá especialistas e autoridades do sistema de Justiça e Segurança Pública para discutir o panorama nacional e estadual dos desaparecidos, avanços científicos, políticas públicas e estratégias de integração na busca e identificação de pessoas desaparecidas. A programação inclui palestras, mesas-redondas, com destaque para as contribuições da papiloscopia, odontologia e genética forense, além do acolhimento e apoio às famílias.
Por: Tita Mara Teixeira | Politec – MT/ Foto: Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online