O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) marcará presença no tradicional evento de degustação de carne, em São Paulo, o Festival Churrascada 2024, realizado no dia 3 de agosto. Paulistanos e apreciadores de carne de todo país, poderão saborear o “MT Steak”, corte diferenciado, que é oriundo da paleta bovina e é uma exclusividade de Mato Grosso.
Ao todo, serão 40 chefs nacionais e internacionais que se reúnem para oferecer os mais diferentes tipos de cortes e especialidades, em estações individuais.
Essa é a primeira vez que o Imac participa do festival levando o corte genuinamente mato-grossense. O “MT Steak” será preparado pelo chef Paulinho, de São Paulo. Além disso, o chef Portella, de Juiz de Fora/MG vai preparar um boi inteiro para a degustação dos participantes do evento. Para a Churrascada 2024, o Imac conta com a parceria da Nelore Mato Grosso, associação de criadores da raça nelore.
O objetivo do Imac é mostrar a qualidade da produção de carne do estado de Mato Grosso. O diretor técnico operacional, Bruno Andrade de Jesus ressalta que o corte bovino que será preparado na Churrascada é feito a partir de animais jovens e precoces, o que resulta em uma carne extremamente macia e certamente irá agradar ao paladar de todos.
“Nossa estratégia é mostrar que a carne que se come hoje tem todo um processo produtivo dentro da propriedade, que envolve melhoramento genético, nutrição, sanidade, que envolve aspectos socioambientais e que faz com que o consumidor tenha no final, um corte macio e saboroso para o consumo. Participar do Festival Churrascada é mais um passo para que o MT Steak alcance de fato pratos e restaurantes de outros estados e assim possa cair no gosto do público”, pontuou.
A Churrascada conta com a curadoria do Chef e Restaurateur Gustavo Bottino, responsável pela introdução da Técnica do American Barbecue para o Brasil. O evento tem ainda a produção da Agência Uma Uma.
Bottino reforça que o festival é um momento para reunir a família e os amigos em volta do fogo. Uma ocasião para saborear os melhores cortes de carnes, vindos de animais da mais alta qualidade, que são produzidos por pecuaristas sérios.
“Com certeza a participação do Imac fará toda a diferença. O corte MT Steak será um dos destaques das estações de carne bovina, reforçando a forte identidade da carne produzida em Mato Grosso. Valorizamos produtores com práticas sustentáveis e que reconhecem o bem-estar animal como fundamental para a qualidade do produto final, e isso é visto em Mato Grosso”, afirmou o chef.
Por: Ana Sampaio- Crop AgroComunicação/ Foto: divulgação