O movimento liderado pelo candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), foi exposto durante uma sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Na ocasião, os deputados estavam discutindo a revogação da lei que proíbe a pesca no estado, mas acabaram se confundindo.
Acusado pela oposição de manipular os pescadores para fins eleitorais, o projeto elaborado por Abilio foi retirado da pauta.
A confusão surgiu porque os deputados tentaram revogar um projeto de lei incorreto, que tornaria a proibição da pesca ainda mais severa. “O projeto que vocês apresentaram é uma farsa, uma mentira, pois não revoga a lei da pesca. Ele revoga a lei que, este ano, liberou a pesca de 12 espécies e mantém a proibição de 100% dos peixes da legislação original. É uma irresponsabilidade tanto de Abilio quanto de alguns deputados”, alertou Lúdio Cabral (PT).
A legislação que estava sendo contestada (Lei 12.434) havia flexibilizado a norma anterior, a Lei nº 12.197, permitindo a pesca de mais de 18 espécies. Contudo, a proposta dos aliados de Abílio visava apenas revogar essa flexibilização, reinstaurando a proibição total de pesca prevista na lei original. Diante das críticas e da confusão gerada, os parlamentares decidiram retirar o projeto de pauta.
Lúdio, que também é candidato a prefeito de Cuiabá, está na disputa do segundo turno contra o liberal Abilio.